Diario de Pernambuco
Busca

Confronto

China afirma que responderá com firmeza as declarações de Trump

Publicado em: 01/06/2020 17:35

A China declarou nesta segunda-feira (1) que irá dar uma resposta firme ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depois do seu anúncio afirmando que pretende impor sanções comerciais a Hong Kong e ainda restringir a entrada de cidadãos chineses que representem risco potencial para a segurança em seu país.


O porta-voz do Chanceler da China, Zhao Lijian, disse que seu governo se opõe com firmeza às ações dos EUA. "As medidas anunciadas interferem gravemente com os assuntos internos chineses, danificam as relações EUA-China e prejudicarão os dois lados. Nós nos opomos com firmeza a isto. Quaisquer palavras ou ações dos EUA que afetem nossos interesses se depararão com um contra-ataque firme da China", proferiu Zhao.


Na semana passada, o Parlamento chinês votou pela imposição de uma lei nacional de segurança nacional para Hong Kong. Na ocasião o líder norte-americano considerou tal medida como uma tragédia para o povo da cidade e acusou a China de violar a promessa feita de proteger a autonomia desta cidade.


Além disso, em entrevista ao canal Fox News, o Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, falou que Washington pode realizar parcerias com diversos países, incluindo o Brasil, devido à ameaça representada pelas capacidades militares chinesas. "No que diz respeito aos avanços militares do Partido Comunista chinês, eles são reais. O Secretário-geral, Xi Jinping, está comprometido na construção das suas capacidades militares. O nosso Departamento de Defesa está fazendo tudo o que pode para certificar o entendimento desta ameaça. Mas, nós podemos ser bons parceiros ao lado dos nossos aliados e garantir que o pximo século permaneça sendo ocidental, inspirado nas liberdades que temos aqui nos Estados Unidos", salientou Pompeo.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL