Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

ANSIEDADE

A quarentena pode causar aumento no consumo de cigarros

Publicado em: 25/05/2020 21:55

 (Foto: Reprodução / Pixabay)
Foto: Reprodução / Pixabay
As medidas de isolamento social representam uma mudança abrupta no cotidiano da população. Neste cenário, muitos indivíduos tendem a adotar, com mais frequência, os velhos hábitos praticados na rua, em especial o tabagismo. O consumo do cigarro na quarentena acaba sendo encarado, erroneamente, como um canal de escape para a ansiedade, prejudicando ainda mais a saúde. Em Olinda, sete unidades, em diversos pontos da cidade, permanecem em funcionamento para orientar os cidadãos.

De acordo com a coordenadora municipal do Programa de Controle do Tabagismo, Jully Ana Siqueira, a capacidade emocional fragilizada acaba deixando as pessoas mais suscetíveis ao vício. "Muitas passam a enxergar como uma forma de fazer o tempo passar mais rápido ou reduzir o estresse, e assim acabam perdendo a noção da quantidade que estão utilizando", destaca. Segundo ela, mesmo diante da dificuldade de total abstinência do fumo, é possível readequar os hábitos. "Com sensatez, podemos orientar a redução do consumo, sendo ofertadas técnicas para a substituição", reforça.

As unidades, localizadas nos bairros de Rio Doce, Águas Compridas, Varadouro, Bairro Novo, Alto da Bondade, Ouro Preto e São Benedito, promovem capacitações que incluem exercícios para o controle dos momentos de fissura, ações para o relaxamento e alimentação. Mesmo com parte dos trabalhos suspensos, por recomendação das autoridades de saúde, em razão da pandemia da Covid-19, o acolhimento gratuito segue diariamente.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Destaques de 13/07: Protesto por Miguel, partido tenta filiar mortos e corpo de atriz encontrado
Ao vivo com Pedro Guimarães : Auxílio Emergencial e FGTS
Rua do Bom Jesus está no topo do ranking das mais belas, diz revista americana
Destaques da semana: restaurantes vão reabrir, Bom Jesus entre as mais belas ruas e volta do futebol
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco