Diario de Pernambuco
Busca

CORONAVÍRUS

Teste privado que detecta Covid-19 custa R$ 150 mas está suspenso

Publicado em: 06/04/2020 17:00 | Atualizado em: 06/04/2020 17:08

O exame não é invasivo e utiliza um tipo de cotonete para realizar a coleta do material.  (Foto: MIGUEL MEDINA / AFP)
O exame não é invasivo e utiliza um tipo de cotonete para realizar a coleta do material. (Foto: MIGUEL MEDINA / AFP)
No último boletim divulgado nesta segunda-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, ao todo, 223 ocorrências do novo coronavírus no estado, sendo 25 pacientes recuperando e 30 chegaram ao óbito. Com tamanha disseminação da Covid-19 e recentes mortes, provocada  pelo vírus, a procura por exames de diagnóstico do novo coronavírus vem crescendo de maneira desordenada na rede privada de atendimento médico. 

Com a alta demanda, laboratórios privados que disponibilizavam o exame, de maneira domiciliar, para diagnóstico da Covid-19 suspenderam a opção. A população passou a procurar as redes privadas de saúde com maior frequência por temer uma possível contaminação com o novo coronavírus, considerando que a doença é altamente contagiosa e possui sintomas que coincidem com os provocados pela gripe comum e pelos tipos de influenza.
 
Ao entrar em contato com a central de atendimento dos laboratórios, a equipe do Diario foi informada que, anteriormente, os pedidos de exame para detectar a Covid-19 só podiam ser feitos mediante a confirmação de requisição médica. A partir do requerimento, a equipe de coleta era encaminhada até a residência do paciente.
 
Agora, a prioridade dos laboratórios privados é dada às demandas dos hospitais privados que possuem pacientes internados com sintomas mais acentuados. Quando ainda havia o exame domiciliar disponível para diagnosticar o novo coronavírus, o custo do teste privado era de R$ 150. 

PLANO DEVE COBRIR O EXAME
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou no dia 12 de março, entrando em vigor no dia seguinte, a inclusão do exame de detectação da Covid-19 na lista de procedimentos obrigatórios para beneficiários de plano de saúde. Mesmo com a cobertura do exame para os usuários com plano saúde, a ANS orienta que o beneficiário não se dirija a hospitais e unidades de saúde, sem antes consultar a operadora do plano para obter informações da melhor unidade de saúde disponível, dentro da cobertura do plano, para atender de maneira mais precisa. 
 
Em relação a cobertura do tratamento, a ANS esclarece que está assegurada pelo plano de saúde o tratamento dos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, de acordo com a segmentação do plano escolhida pelo beneficiário. 

TIPOS DE TESTE DISPONÍVEIS NO BRASIL 
O teste para testar a Covid-19 mais rápido no Brasil é o tipo Fluorescência, protocolado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é capaz de diagnosticar o vírus entre 15 e 30 minutos. Esse exame coleta, com um cotonete, material das vias respiratórias para realizar a análise com reagente. O exame Imunomonocromatografia, também já foi protocolado pela Anvisa, tem o mesmo tempo de resultado do Fluorescência e já é utilizado para diagnosticar o novo coronavírus como França, Itália e Alemanha. 
 
Contudo, o exame adotado pelo Sistema Público de Saúde (SUS) e defendido pelos especialistas como exame “padrão ouro” é o PCR. Esse método não invasivo é utilizado amplamente na rede de diagnósticos e está efetivo nos laboratórios desde 1983. O PCR necessita, em média, de oito horas para obter um resultado. Contudo, com a forte procura do exame PCR nas redes de saúde, os laboratórios possuem fila de espera e podem  levar até sete dias para entegar um resultado. 

 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL