Diario de Pernambuco
Busca

COVID-19

Campanha arrecada dinheiro para pessoas em extrema pobreza com HIV

Por: Iris Costa

Publicado em: 02/04/2020 16:04 | Atualizado em: 02/04/2020 19:08

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A pandemia de Covid-19 tem sido impiedosa ao redor do mundo. Sistemas de saúde sobrecarregados, economias na corda bamba e indivíduos psicologicamente testados por si mesmos a cada segundo, sobrevivendo em uma nova realidade global. Infelizmente, esse cenário que já é amargo para quase todos, é ainda mais cruel para os que convivem com as mais diversas situações de vulnerabilidade social. 

Pensando nesses grupos, a Organização Não Governamental (ONG) Gestos, que trabalha desde 1993 na defesa dos Direitos Humanos de pessoas que vivem com HIV e Aids, lançou, na última sexta (27), uma campanha online de financiamento coletivo para arrecadar recursos e garantir alimentos básicos para um grupo de 120 pessoas em situação de extrema pobreza atendidas pela instituição.

“A Gestos resolveu fazer essa campanha porque nós atendemos mensalmente, através do serviço de assessoria jurídica, da assistência social e da psicologia, mais de 200 pessoas que vivem com HIV e Aids. Devido à situação emergencial com a Covid-19, nós mapeamos entre eles quem tinha maiores dificuldades de enfrentar esse processo de distanciamento social. Identificamos que são 120 pessoas junto com suas famílias que estão em uma situação de insegurança alimentar” explicou Alessandra Nilo, coordenadora-geral da ONG.

Para além da alimentação, o foco da organização Gestos consiste em assegurar o distanciamento social. Pessoas com HIV e Aids fazem parte do grupo de risco pelo potencial comprometimento do sistema imunológico. Devido a isso a colaboração se dará em forma de auxílio financeiro às famílias, como explica Alessandra. “O alimento distribuído significa que essas pessoas terão que sair para buscá-lo, onde quer que ele esteja, e isso é contrário à determinação do ‘Fique em Casa’. O que nós calculamos foi uma ajuda por pessoa de 200 reais no mês de abril e maio”.

Para viabilização do auxílio, a campanha “Ajude 120 famílias com fome a evitar a Covid-19” está no ar através da plataforma Kickante e precisa arrecadar R$ 52 mil em 45 dias. As doações podem ser realizadas através de boleto bancário ou em até seis vezes no cartão de crédito.

ATENDIMENTOS 

Mesmo com o distanciamento, a Gestos segue prestando os atendimentos disponibilizados pela instituição antes mesmo da pandemia. “Nós estamos mantendo os serviços de psicologia através de sessões online com as pessoas atendidas,assim como a assessoria jurídica, mas sempre conversando com as pessoas. Também estamos mantendo os grupos de formação, fazendo tudo online. Outro serviço que nós estamos mantendo são os testes de HIV para a população jovem, em caráter emergencial. Para isso, é possível mandar uma mensagem para o email gestos@gestos.org ou entrar em contato através do site”, completou Alessandra.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL