Diario de Pernambuco
Busca

Coronavírus

Cônsul geral da China no Recife diz para população ficar 'tranquila' durante o carnaval

Publicado em: 20/02/2020 11:52 | Atualizado em: 20/02/2020 12:42

 (Foto: Peu Ricardo/DP.)
Foto: Peu Ricardo/DP.

O Consulado-Geral da China no Recife realizou uma palestra sobre o combate ao novo coronavírus, na Agência do Trabalho, na rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, nesta quinta-feira (20). Durante a apresentação, a cônsul geral da China no Recife, Yan Yuqing, afirmou que a relação entre o Brasil e a China pode ser fortalecida diante do trabalho de prevenção e controle do surto. Até o fim desta manhã, o número de mortos por Covid-19, que é a doença causada pelo coronavírus, chegou a 2.114 na China. Em todo o mundo são 75.553 pessoas infectadas. Nenhuma caso foi notificado no Brasil. Mesmo sem a suspeitas da doença em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde, reforçou a vigilância em 22 serviços de saúde para acompanhar possíveis casos suspeitos de coronavírus.

De acordo com a cônsul geral, Yan Yuqing, os órgãos de saúde brasileiros estão mantendo contato com autoridades sanitárias chinesas a fim de contribuir com o combate à epidemia. Durante a palestra, ela mencionou o controle da epidemia do zika vírus em Pernambuco como exemplo de bem-sucedido. "O estado conta com um sistema de saúde de alto nível, muito eficiente. Acredito que o surto será solucionado o mais rápido possível e não vai influenciar na cooperação entre Brasil e China. Ao contrário, vai fortalecer. Sobretudo na área de saúde. O estado já teve uma situação com o zika vírus e conseguiu superar, então temos muito o que colaborar", comentou Yan Yuqing.

A população chinesa que mora no Recife também mantém contato com o Consulado através de boletins informativos e grupos de conversas. "A partir do surto, estamos publicando informações no site do Consulado e criamos grupos no wechat [aplicativo de mensagens chinês] com a população chinesa que vive em Pernambuco. Nós mantemos contato e se tiverem qualquer dúvida, podem nos contatar. Os cônsules estão sempre informados e passam as notícias mais recentes sobre a situação da epidemia", diz.

A recomendação é de que qualquer cidadão chinês que estiver de quarentena devido ao novo coronavírus ou apresente sintomas como febre e tosse, deve procurar uma unidade de saúde e informar ao Consulado. "Nas províncias mais influenciadas pelo coronavírus os habitantes estão proibidos de saírem da China e aqueles que já saíram, devem ficar em isolamento por 14 dias. Nós já avisamos à população chinesa para não participar de eventos populosos, como o carnaval, se estiver com esses sintomas. Portanto, se vocês encontrarem com chineses, não se preocupem. Eles são saudáveis", assegura Yan Yuqing.

 (Foto: Peu Ricardo/DP.)
Foto: Peu Ricardo/DP.

A cônsul enviou cartas aos oito governadores do Nordeste informando as medidas de combate ao surto e tanto a Embaixada, como os Consulados Gerais da China no Brasil, comunicam o Governo Federal sobre as notificações de casos, evolução da epidemia e estratégias de prevenção controle. "Na China, temos mídias central e locais em todas as províncias, que divulgam informações úteis atualizadas, como as medidas tomadas pelo governo e números das vítimas do surto. Todos os níveis de governo têm um núcleo de combate à epidemia e essas informações são repassadas para as autoridades brasileiras", afirma Yan Yuqing.

O contato com entre os governos dos dois países e a divulgação de ações e formas de prevenção através de cartazes e panfletos, que já vem sido distribuídos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), ajuda a tranquilizar a população, acredita o secretário estadual do Trabalho, Alberes Lopes. "Os esforços do governo chinês tem sido significativos e Pernambuco está solidário para combater essa epidemia. Esse trabalho é resultado de uma parceria entre o Consulado chinês e as secretarias de Trabalho e Saúde para tranquilizar a população e passar as informações necessárias porque há muita dúvida que precisamos esclarecer. O governo está fazendo de tudo para erradicar essa epidemia, que não chegou no Brasil, nem na América Latina. Por isso, precisamos tranquilizar a população nesse momento", afirma.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL