Diario de Pernambuco
Busca

COLISÃO

Sobe para 67 o número de pessoas feridas em acidente no Metrô do Recife

Publicado em: 18/02/2020 14:19 | Atualizado em: 18/02/2020 18:04

A estação Ipiranga permanecerá fechada por tempo indeterminado. (Foto: Peu Ricardo/DP)
A estação Ipiranga permanecerá fechada por tempo indeterminado. (Foto: Peu Ricardo/DP)
O acidente na Linha Centro do Metrô do Recife na manhã desta terça-feira (18) deixou pelo menos 67 feridos. Desses, 60 foram atendidos em unidades médicas da rede estadual de Pernambuco; seis foram para a Policlínica Agamenon Magalhães, da rede municipal do Recife, sendo dois encaminhados pelo Samu e quatro por vontade própria/demanda espontânea. Um ferido foi atendido no Hospital do Espinheiro, da rede privada Hapvida, segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), todos pacientes atendidos na rede do estado tinham entre 18 e 60 anos. Dos 60 feridos assistidos nas unidades estaduais, 26 foram para a UPA da Imbibireira, Zona Sul do Recife. Todos já receberam alta. Outros 14 passageiros foram levados para a UPA da Caxangá, na Zona Oeste, sendo que sete já receberam alta e outros sete estão em observação, todos estáveis.

LEIA MAIS:

Grande Recife reforça linhas de ônibus após o acidente

Cinco pacientes foram recebidos na UPA do Curado e já receberam alta. A UPA do Ibura recebeu sete pacientes. Desses, três receberam alta e quatro estão em observação com quadros considerados estáveis. Já o Hospital da Restauração (HR), no Derby, recebeu oito pacientes na unidade de trauma. Todos foram avaliados e estão estáveis.

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), todos os seis feridos atendidos na rede municipal "apresentaram traumas leves e já receberam alta médica". Na operação, atuaram 26 socorristas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, em 11 viaturas do Samu, sendo três Unidades de Suporte Avançado (USA), sete Unidades de Suporte Básico (USB) e um Veículo de Intervenção Rápida (VIR). Seis guarnições dos Bombeiros foram acionadas.

Colisão

Dois trens da Linha Centro do Metrô do Recife colidiram, por volta das 5h30 desta terça-feira, na Estação Ipiranga, no bairro de Afogados. Em decorrência do acidente, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) paralisou todas as 15 estações da Linha Centro (Recife, Joana Bezerra, Afogados, Mangueira, Santa Luzia, Werneck, Barro, Tejipió, Coqueiral, Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme e Damião e Camaragibe) e a estação Ipiranga permanecerá fechada por tempo indeterminado. A ocorrência afetou cerca de 250 mil pessoas.

A Polícia Civil de Pernambuco deu início às investigações da causa do acidente. O Instituto de Criminalística (IC) esteve na Estação Ipiranga no início da manhã para realizar perícias. As imagens do circuito de segurança da CBTU devem ajudar a indicar o que provocou a colisão. "Se tratando do primeiro acidente deste tipo que ocorre desde o início da operação, temos muitas análises a fazer. Vamos solicitar as imagens para analisar e concluir um laudo em até 15 dias", afirmou o perito Aroldo Azevedo.

Outro caso

Em junho de 2012, um choque entre dois trens do Metrô do Recife na Estação Coqueiral, Zona Oeste do Recife, deixou três pessoas levemente feridas. Na época, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos informou que a colisão teria acontecido durante um acoplamento indevido, quando um trem engata em outro.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL