Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Provas do SSA 3 da UPE acontecem neste domingo

Publicado em: 17/11/2019 08:26 | Atualizado em: 17/11/2019 08:35

No primeiro dia, os candidatos farão a redação e vão responder as questões de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia.  (Foto: Tarciso Augusto / Esp. DP Foto.)
No primeiro dia, os candidatos farão a redação e vão responder as questões de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia. (Foto: Tarciso Augusto / Esp. DP Foto.)

Passada a maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegou a hora de os feras pernambucanos participarem das provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). A terceira e última fase do processo seletivo da universidade estadual acontece neste domingo e na segunda-feira, das 8h15 às 12h45. No primeiro dia, os candidatos farão a redação e vão responder as questões de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia.

As provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia acontecem na segunda. Os portões serão fechados às 8h, por isso a orientação é que o participante chegue ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência para não correr o risco de se atrasar. Ao todo, são oferecidas 1.740 vagas no SSA em 54 cursos de graduação. Em cada curso, serão reservados 20% das vagas para estudantes cotistas. Os cursos estão distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão do estado.

Os candidatos devem imprimir o cartão informativo disponível no site da universidade até o domingo. O documento indica o local de prova e é obrigatório para o acesso à sala de aplicação de testes. O cartão deve ser apresentado junto à carteira de identidade original ou outro documento com foto e assinatura recentes. Os prédios de prova estão distribuídos no Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada. O curso de medicina do campus da UPE em Serra Talhada é o mais concorrido do SSA 3 no sistema universal, com 34,38 candidatos na disputa de uma vaga. No sistema de cotas, o mais disputado é o curso de fisioterapia em Petrolina, com 34 feras concorrendo a uma vaga. O listão com os nomes dos candidatos classificados será divulgado pela UPE até o dia 17 de janeiro de 2020. Na mesma data, a instituição deve lançar o edital de matrícula. Já a relação de candidatos aprovados (remanejáveis) e o detalhamento da composição das notas das provas serão publicadas até 22 de janeiro do próximo ano.

A pedagoga Carol Costa, coordenadora pedagógica de ensino médio da unidade Boa Viagem do Colégio Núcleo, lembra que o SSA tem uma “pegada” e um formato diferentes do Enem. “A família do estudante precisa estar junto, apoiando dos pontos de vista físico, mental e emocional para que ele não se desestimule porque, de repente, não fez um Enem tão bom e também para que ele mantenha um ritmo em busca dos objetivos”, ressalta.

Entre o Enem e o SSA, as famílias devem exigir menos dos estudantes. Esse é o conselho da diretora de ensino do Núcleo, Daniela Teobaldo, para os pais. “Os familiares devem evitar, nesta véspera, fazer comentários negativos. O momento é de festejar o que já foi construído. O que a família precisa agora é fazer com que o estudante mantenha o ritmo e a positividade, ajudando-o na organização do tempo. Não é mais momento de estender o horário de estudo na noite da véspera”, afirma. “Como o SSA acontece em dois dias consecutivos, a dica é descansar. O desgaste físico e emocional é grande”, disse a psicóloga Lígia Barros, do Colégio Núcleo.

Candidatos

A principal diferença entre o Enem e o SSA é a mentalidade que o aluno Deve ter. o seriado começa no primeiro ano do ensino médio e pega alunos que nunca tiveram experiência com vestibulares e a nota, desde o primeiro ano, é definitiva”

Bruno Vieira, 17, quer cursar medicina

Para a graduação que quero, o SSA é a maneira mais fácil de entrar no ensino superior. Na UPE, o estudante já ingressa na engenharia desejada. Já na UFPE, o aluno da área entra no conjunto de engenharias para então definir a que vai continuar. Como sei que quero civil, a UPE é a minha primeira opção”

Ana Luísa Branco, 18, engenharia civil

A resolução do SSA também é diferente do Enem. No Seriado, o tempo por questão é um pouco maior em relação ao que temos no exame nacional. Dá uma tranquilidade maior saber que temos uns minutos extras na prova”

Anny Maysa Nunes, 17, medicina

Tenho feito simulados do SSA desde o primeiro ano. Além de saber os conteúdos, ter inteligência emocional é muito importante para fazer essas provas. Uma questão que todos que vão fazer a prova devem lembrar é de não levar o celular, pois, ao contrário do Enem, ele não é permitido em um envelope lacrado” José Matheus Fonseca, 17, engenharia de controle e automação
 
Sistema Seriado é composto de três fases

O Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) é uma das formas de ingresso na instituição. Além dela, a universidade também seleciona por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Seriado é composto por três fases. Antes de fazer o SSA 3, no terceiro ano do ensino médio, os estudantes participam das duas primeiras fases do processo seletivo (SSA 1 e SSA 2), realizadas respectivamente no primeiro e no segundo ano do ensino médio.

A nota para concorrer a uma vaga da universidade pelo SSA só é obtida ao concluir todo o processo, ou seja, após a realização das três etapas. Para o cálculo da nota final, os resultados do SSA 1 e do SSA 2 são multiplicados por três. Já a nota do SSA 3 é multiplicada por quatro, pois a redação só é feita na terceira etapa do processo. Os resultados dessas três contas são somados e divididos por dez. O produto final dessa operação é a nota final do candidato que concorre a uma vaga na UPE.

Por ser composto por provas que dividem os conteúdos por série, ao longo de três anos, e ter concorrência apenas entre alunos do ensino médio – ao contrário dos processos que usam o Enem – o SSA é a forma mais fácil de ingressar no ensino superior para o aluno do ensino médio.
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL