° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Recife terá atos em defesa da soberania nacional em semana pré tarifaço

A primeira mobilização acontece nesta terça (29) na Avenida Conde da Boa Vista, a partir das 15h, com concentração na Sede do Sindicato dos Bancários

Por Mariana de Sousa

Recife terá atos em defesa da soberania nacional durante semana pré tarifaço

Na tarde desta terça-feira (29), um novo ato em defesa da soberania nacional é realizado na Avenida Conde da Boa Vista, a partir das 15h. A concentração na Sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, é a primeira de uma série de mobilizações que acontecerão no Recife esta semana, em defesa da soberania nacional, convocadas por diversas organizações e Frentes.

O ato “Brasil Soberano” se posiciona contra o aumento das tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros, estabelecidas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A mobilização busca alertar dos riscos da perda de autonomia no Brasil para os interesses de governantes estrangeiros.

 

Segundo Fabiano Moura, presidente do Sindicato, a situação requer reação da sociedade.

“A soberania é o que garante ao Brasil o direito de tomar decisões que atendam aos interesses do povo brasileiro. Se cedermos, colocamos nossa democracia, nossa economia e os empregos do povo em risco”, afirmou.

O presidente do órgão ainda reitera que a luta em defesa da soberania nacional é da sociedade como todo. “Essa luta é de todos e todas que acreditam em um país livre e soberano. Vamos vestir o verde e amarelo, resgatar nossos símbolos nacionais, e ocupar as ruas por um Brasil Soberano”, concluiu.

O ato político-cultural terá apresentação do Maracatu Feminista Cordão de Bruta Flor, além de intervenções políticas.

Na quinta (31), a partir das 18h30, o segundo ato acontece no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife, em Defesa da Soberania Nacional e das Instituições Republicanas. Em 1º de agosto, o último ato, em Defesa do Brasil e contra ataques de Trump, acontece na Praça do Derby, a partir das 15h30, com a presença da Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, CUT-PE, entre outros movimentos.