Ministério das Mulheres cobra retratação por ataques a Marina Silva em comissão
Ministra do Meio Ambiente abandonou uma audiência no Senado após declarações desrespeitosas de parlamentares
Publicado: 27/05/2025 às 16:09

Episódio ocorreu na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (TV Senado )
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, classificou como “grave, lamentável, além de misógino” o episódio envolvendo a ministra Marina Silva e senadores, durante sessão na Comissão de Infraestrutura da Casa, e exigiu a retratação e responsabilização dos envolvidos nos ataques. Na ocasião, a titular do Meio Ambiente abandonou a audiência após se sentir desrespeitada por declarações dos parlamentares.
Em nota, Márcia Lopes repudiou o caso. “Ela foi desrespeitada e agredida como mulher e como ministra por diversos parlamentares – em março, um deles já havia inclusive incitado a violência contra ela”, lembrou a ministra, citando o episódio em que o senador Plínio Valério falou em “enforcar” Marina.
“É um episódio muito grave e lamentável, além de misógino. Toda a minha solidariedade e apoio à Marina Silva, liderança política respeitada e uma referência em todo o mundo na pauta do meio ambiente. É preciso que haja retratação do que foi dito naquele espaço e que haja responsabilização para que isso não se repita”, cobrou a titular do Ministério das Mulheres.
Veja o momento em que Marina Silva se retira da audiência:
???????? Marina Silva se retira de audiência após ser alvo de senadores.
— Eixo Político (@eixopolitico) May 27, 2025
O presidente da Comissão de Infraestrutura, Marcos Rogério (PL-RO), mandou a ministra “se pôr no seu lugar”, enquanto o senador Plinio Valério (PSDB-AM) disse que Marina merecia respeito como mulher, mas não como… pic.twitter.com/wzvFiFF1u1
Confira as informações completas no Metrópoles.

