Mais de 152 mil eleitores deixaram de regularizar títulos no estado
Tribunal Regional Eleitoral disse, nesta terça (20), que dados estão sob análise podem ter mudanças. Prazo para regularização de títulos eleitorais acabou na segunda (19)
Publicado: 20/05/2025 às 15:36

O prazo para regularizar a situação do título se encerrou na segunda (19) (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
O Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE) divulgou um balanço parcial dos eleitores que podem perder os títulos.
No Estado, há 152.415 pessoas sujeitas a ter a inscrição cancelada por problemas com a Justiça Eleitoral. No Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que são mais de 5 milhões.
O prazo para evitar o cancelamento do título eleitoral acabou na segunda-feira (19).
A medida valeu para os eleitores faltosos, ou seja, aqueles que não votaram, não justificaram e não pagaram a multa referente à ausência nas últimas três eleições consecutivas, incluindo turnos e pleitos suplementares.
Por meio de um texto postado no site, o TRE-PE informou que os dados são do Portal de Estatísticas do TSE.
No entanto, eles estão sob análise da Corregedoria-Geral Eleitoral e, por isso, podem sofrer alterações.
A lista definitiva dos cancelamentos será divulgada em 3 de junho próximo pelo TSE.
O que fazer agora
A partir de agora, as eleitoras e os eleitores que perderam o prazo devem procurar um cartório ou acessar o Autoatendimento Eleitoral.
Quem tem a biometria coletada consegue solicitar a regularização pelo Autoatendimento sem sair de casa.
Basta selecionar a opção “6. Regularize seu título eleitoral cancelado”, informar os dados solicitados e enviar a documentação necessária para apreciação.
Aqueles que estão sem biometria precisarão comparecer a um cartório ou à central de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
Todos os atendimentos presenciais são realizados mediante agendamento no site do TRE-PE. Agende aqui um dia e horário e, na seção tipo de serviço, escolha “Revisão”.
Taxas
o TRE ressaltou que a Justiça Eleitoral não cobra nenhuma taxa para obtenção de um novo documento.
No entanto, quem não tiver quitado as multas referentes às ausências deverá pagá-las para conseguir dar prosseguimento à regularização do título.
Penalidades
Além de ficar impedido de exercer direitos políticos, como votar e se candidatar, quem tem o título cancelado fica impossibilitado de tomar posse em cargo público, obter passaporte e CPF e renovar ou efetuar matrícula em instituições de ensino.
Consulte sua situação
O cancelamento não será comunicado individualmente, mas o eleitor consegue verificar a situação sem precisar sair de casa. Basta acessar o Autoatendimento Eleitoral. No menu inicial, selecione a opção “7 - Consultar situação eleitoral” e, em seguida, informe os dados solicitados. É possível ainda checar a situação através do aplicativo e-Título.

