CINEMA
Dia do Jornalista: dez filmes marcantes sobre o tema
Dos clássicos aos contemporâneos, o jornalismo, celebrado nacionalmente nesta segunda-feira (7), é base narrativa de vários grandes filmesPublicado em: 07/04/2025 15:35
![]() |
The Post: A Guerra Secreta (2018, 20th Century Studios/Divulgação) |
O jornalismo sempre fez parte do cinema, tanto através de grandes produções sobre o poder da reportagem quanto de investigações dos limites éticos da atividade jornalística. Nesta data que homenageia o Dia Nacional do Jornalista, estabelecida em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa em referência ao médico e jornalista João Batista Líbero Badaró (assassinado em 1830 por inimigos políticos), o Viver lista dez filmes marcantes que exploram de diferentes formas o universo jornalístico.
A Montanha dos Sete Abutres (1951)
![]() |
Paramount/Divulgação |
Dirigido por Billy Wilder em seu primeiro trabalho após o clássico dos clássicos Crepúsculo dos Deuses, este filme visionário e incompreendido à época traz Kirk Douglas no papel de um jornalista que, após ser despedido de 11 jornais, consegue um novo trabalho e se agarra em uma história mirabolante para conseguir visibilidade em cima dela: um homem preso em uma mina. O resgate do sujeito se transforma em uma sensação para a cidade e, no lugar de viabilizar a forma mais fácil de resolver a situação, o protagonista sempre uma nova maneira de prolongas todo o circo montado em torno dela.
Rede de Intrigas (1976)
![]() |
MGM/Divulgação |
Clássico de Sydney Lumet (de 12 Homens e uma Sentença e Um Dia de Cão) e vencedor de quatro Oscars, incluindo Melhor Ator e Melhor Roteiro Original, esta comédia traz Peter Finch no papel de um âncora que é demitido por conta da baixa audiência e resolve comunicar em rede aberta sua saída, dizendo que se matará ao vivo na semana seguinte, o que gera uma comoção gigantesca no público e faz a emissora voltar atrás com consequências cada vez mais surpreendentes.
Todos os Homens do Presidente (1976)
![]() |
Warner/Divulgação |
Também vencedor de quatro categorias no Oscar, este drama dirigido por Alan J. Pakula é considerado um dos filmes definitivos do tema jornalístico de todos os tempos. O longa é protagonizado por Dustin Hoffman e Robert Redford e conta a história de um repórter (o segundo) do Washington Post que inicia uma investigação acerca da invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata, no que viria a ser o escândalo Watergate - caso que levou à queda do então presidente americano Richard Nixon.
O Jornal (1994)
![]() |
Universal/Divulgação |
Nesta comédia dramática de Ron Howard (vencedor do Oscar por Uma Mente Brilhante), Michael Keaton interpreta um editor de um tabloide em Nova York que começa a cortar gastos da empresa, quando ganha a chance e editar um jornal maior, mas algo o faz repensar seus planos para essa nova oportunidade.
O Quarto Poder (1997)
![]() |
Warner/Divulgação |
Dustin Hoffman e John Travolta protagonizam este thriller comandado pelo cineasta grego multipremiado Costa-Gavras. Na trama, ambientada em Madeleine, na Califórnia, um repórter (Hoffman) embarca na mais perigosa cobertura de sua vida quando um segurança de um museu que, ao ser demitido, entra em surto e transforma todos no lugar, incluindo um grupo de crianças, em reféns. Para fazer da história só sua e conseguir retomar seu prestígio perdido, o repórter vai até as últimas consequências, enquanto a situação entre o segurança e a polícia do lado de fora se agrava mais a cada momento.
Boa Noite e Boa Sorte (2005)
![]() |
Warner/Divulgação |
Em seu segundo longa como diretor, George Clooney comanda esse elogiado drama histórico sobre o âncora Edward R. Morrow (David Strathairn), que entra em confronto com o senador Joseph McCarthy por ter publicado sobre as táticas escusas utilizadas na caça por comunistas, o que desencadeia uma guerra de narrativas com sérias consequências à televisão americana. O filme teve seis indicações ao Oscar, incluindo de Melhor Filme, Direção e Ator.
O Mercado de Notícias (2014)
![]() |
Espaço Filmes/Divulgação |
Jorge Furtado comanda esse elogiado documentário no qual jornalistas renomados conversam sobre a influência da mídia na democracia, enquanto são encenados atos da peça que dá título ao filme. O longa venceu o prêmio de Melhor Documentário e o prêmio do Júri Popularno Cine PE 2014.
O Abutre (2014)
![]() |
Longa de estreia de Dan Gilroy, o elogiado suspense indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original acompanha Louis (personagem de Jake Gyllenhaal), que decide entrar no jornalismo criminal independente e passa a seguir todos os rastros possíveis de crimes, acidentes e mortes para filmar e vender as imagens.
Spotlight: Segredos Revelados (2015)
![]() |
Drama vencedor do Oscar 2016 de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original, este longa dirigido por Tom McCarthy conta a história real de um grupo de jornalistas de Boston lutando para comprovar e publicar sobre diversos casos de abuso infantil por parte de padres católicos. O que acaba sendo descoberta é uma rede de proteção muito mais perturbadora e compelxa do que se poderia imaginar.
The Post: A Guerra Secreta (2017)
![]() |
Dirigido por Steven Spielberg e indicado ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Atriz, este thriller político trata de Kat Graham, vivida por Meryl Streep, viúva e dona do The Washington Post noa anos 1970. Quando o New York Times começa a fazer uma série de matérias denunciando as mentiras do governo de Nixon a respeito da participação americana na Guerra do Vietnã, os papéis com as infiormações sobre o caso vão parar nas mãos do editor chefe do Post vivido por Tom Hanks. A dúvida entre publicar ou não o documento é o que irá permear todo o filme.