DECORAÇÃO
CASACOR Pernambuco confirma data e local para nova edição
Considerado o maior evento de decoração do estado, começa em setembro e vai ocupar o Edf. Palazzo Itália
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 06/08/2024 14:18
Foto: Divulgação |
A edição deste ano da CASACOR Pernambuco será mais uma vez no Bairro do Recife. Depois do grande sucesso das edições passadas, em que a mostra aconteceu no Chanteclair, a CASACOR volta a ocupar prédio histórico na região do Recife Antigo, levando vida, arte, cultura e movimento ao local. Desta vez, a CASACOR será no Edf. Palazzo Itália, imóvel de estilo eclético de inspiração neoclássica, situado entre a Alfredo Lisboa e a Vigário Tenório, área privilegiada na região turística do Bairro do Recife. “De presente, o agora” é o tema desta edição, um convite para a reflexão sobre presença, desacelerar e viver o instante. A CASACOR 2024 abre dia 14 de setembro e vai até 3 de novembro, um total de 51 dias de mostra.
“O Palazzo Itália pertence ao grupo Excelsior e já estava em processo de reforma há algum tempo. Quando conhecemos o edifício, que possui mais de uma fachada, vimos que seria excelente para abrigar a mostra. Ficamos felizes em poder dar luz e fazer brilhar outro prédio que compõe o nosso rico casario histórico do Bairro do Recife”, diz Carla Cavalcanti, uma das diretoras da CASACOR Pernambuco.
O arquiteto Juliano Dubeux, responsável pelo projeto de retrofit do Palazzo Itália, conta que as intervenções realizadas foram necessárias para criar mezaninos na parte interna, que possui o pé direito muito alto, para aumentar a área de circulação e utilização do prédio. “Todas as estruturas novas que acrescentamos no prédio são de aço, para que haja uma distinção clara do que é atual e do o que é original, antigo, histórico. Isso vale para os mezaninos, escadas e elevador. Os visitantes poderão fazer uma leitura da contribuição do retrofit contemporâneo”, explica.
Nesta edição, a mostra vai ocupar o térreo e mais três andares do Palazzo Itália, além de um prédio ao lado, totalizando cerca de 2.500m². Isso quer dizer que a CASACOR de 2024 será maior que as edições anteriores. Serão 34 ambientes entre quartos, salas, cozinhas, lofts e estúdios e, depois de alguns anos, também terá ambientes que compõem uma casa, como quarto do casal, quarto da criança, cozinha, escritório. Além disso, a mostra seguirá com operações de restaurante, bar, café, galeria de arte popular, espaço interativo de projeções e um lounge com acesso gratuito, além de um espaço para grandes eventos, localizado no último andar.
“Estamos muito animadas em continuar devolvendo vida para o Bairro do Recife, através da ocupação e restauração de espaços históricos, transformando-os através do olhar de arquitetos da nossa cidade”, comenta a direção da mostra. Também é importante citar que, mais um ano, a CASACOR PE conta com a parceria da Prefeitura do Recife, através do Recentro, e leva para a mostra uma exposição imersiva dos principais pontos do Bairro do Recife.
Os 34 escritórios que vão participar da mostra já foram definidos. O elenco une jovens talentos e nomes consagrados na arquitetura e no design brasileiros, escolhidos pelo olhar multidisciplinar da curadoria da mostra, que busca sempre revelar variados estilos, olhares e vivências. Há representantes de outros estados e também do interior pernambucano.
Entre os destaques da CASACOR 2024, está o ambiente dedicado à arquiteta Janete Costa, projetado por seu filho, o também arquiteto Mário Santos. “Celebrar e homenagear Janete Costa é algo fundamental. Ao longo de sua vida ela se dedicou intensamente à valorização da cultura popular brasileira, do design, da arte e do artesanato. Essa celebração ao seu nome era um desejo antigo que agora poderemos tirar do papel. Não se pode falar de arquitetura em Pernambuco sem falar de Janete”, afirma Isabela Coutinho, que também comanda a CASACOR PE.
Outro homenageado é o marchand Marcantonio Vilaça, num espaço projetado pelo Marton Estúdio - que foi amigo e colega de trabalho do marchand pernambucano. Vilaça foi um nome de relevância na consolidação de vários artistas contemporâneos no Brasil e também em Pernambuco. Colecionador, deixou um acervo importantíssimo. Ao homenagear, numa mesma edição, Marcantonio Vilaça e Janete Costa, a mostra se propõe a celebrar a arte popular, a arte contemporânea, o design e a arquitetura brasileiros. Dentro das atividades culturais, haverá um projeto artístico envolvendo três artistas pernambucanos, que vai ocupar os corredores da mostra, ampliando os espaços dedicados aos artistas locais.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS