Sexta-feira Santa
Sexta-feira Santa: O que católico não pode fazer nesta sexta (28)?
É recomendado que a alimentação na data seja "simples e pobre" e que sejam substituídos alimentos "requintados e caros" por opções mais simples.
Publicado em: 28/03/2024 16:01 | Atualizado em: 28/03/2024 16:19
![]() |
Pixabay |
A Sexta-feira Santa, celebrada neste dia 29 de março, é uma das datas mais especiais para o ano litúrgico dos cristãos católicos.
Alguns hábitos, como a abstenção do consumo de carne além do peixe, chamam a atenção de quem não é católico ou não conhece os dogmas da Igreja.
O QUE NÃO PODE FAZER NA SEXTA-FEIRA SANTA?
Na tarde da Sexta-feira Santa, os católicos contemplam a morte de Jesus Cristo no Calvário. Por isso, o dia serve para a veneração da santa cruz, momento do ato simbólico e expressivo deste dia.
Conforme as orientações da Igreja, o jejum e a abstinência são obrigatórios na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa e estão obrigados ao jejum os que tiverem completado 18 anos até os 59 completos.
Segundo as orientações, os outros podem fazer, mas sem obrigação. Além disso, grávidas e doentes estão dispensados, assim como os que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia do jejum.
É recomendado que a alimentação na data seja "simples e pobre" e que sejam substituídos alimentos "requintados e caros" por opções mais simples.
Algumas pessoas ainda mantém os costumes antigos e têm o hábito de não varrer a casa e realizar práticas de higiene, mas essas são pessoais.
Por fim, ainda é recomendável não ir a festas, escutar música alta ou recorrer a ações que não conduzam com a natureza desse dia. Para os que querem jejuar, é recomendado o bom senso para a Sexta-feira Santa.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS