Diario de Pernambuco
Busca

CELEBRAÇÃO

Qual é o significado do ovo de Páscoa?

Ao longo dos séculos, os ovos de Páscoa passaram por evoluções significativas em termos de significado e práticas

Publicado em: 28/03/2024 14:01

Troca de ovos de chocolate é uma das tradições de Páscoa mais comuns do Brasil (Foto: Freepik)
Troca de ovos de chocolate é uma das tradições de Páscoa mais comuns do Brasil (Foto: Freepik)
A Páscoa, uma das celebrações mais antigas e universalmente praticadas em todo o mundo, é marcada por uma diversidade de tradições e rituais. No Brasil, uma das práticas mais populares é a troca de ovos de chocolate, disponíveis em uma ampla gama de tamanhos e sabores. Mas qual é a origem dessa tradição?

Historicamente, os ovos têm sido símbolos de renascimento e fertilidade em várias culturas antigas. Civilizações como os egípcios, persas e romanos associavam-nos ao renascimento da natureza na primavera, além de representarem a vida, a criação e a fertilidade. Os primeiros cristãos adotaram essa simbologia pagã, transformando-a no símbolo da ressurreição de Jesus Cristo.

Ao longo dos séculos, os ovos de Páscoa passaram por evoluções significativas em termos de significado e práticas. No início, eram ovos naturais coloridos à mão e oferecidos como presentes durante as festividades. Posteriormente, começaram a ser feitos de materiais mais duráveis, como madeira, cerâmica e metal, e decorados com ornamentos elaborados.

No século XIX, a introdução da produção em massa de chocolate revolucionou a tradição dos ovos de Páscoa. Os primeiros ovos de chocolate surgiram na Europa e rapidamente se tornaram populares em todo o mundo. A capacidade de moldar o chocolate em diversas formas e tamanhos possibilitou uma variedade infinita de designs para os ovos de Páscoa.

Com o tempo, a comercialização dos ovos de Páscoa atingiu seu ápice, com grandes empresas de chocolate lançando uma ampla gama de produtos sazonais, desde ovos simples de chocolate ao leite até ovos recheados com surpresas e brinquedos, durante o século XX. A publicidade e o marketing desempenharam papéis cruciais na promoção desses produtos durante o período da Páscoa.

Apesar das transformações ao longo dos anos, os ovos de Páscoa ainda conservam seu simbolismo de renascimento, esperança e celebração. Além disso, tornaram-se uma expressão cultural e comercial da festividade, com uma variedade de estilos, sabores e preços para atender a todos os gostos e bolsos.
Tags: páscoa |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL