Diario de Pernambuco
Busca

RECIFE

Aramis Trindade apresenta o espetáculo Romeu e Julieta, cordel de Ariano Suassuna

Ator subirá ao palco do Teatro de Santa Isabel neste domingo (31)

Publicado em: 29/03/2024 11:29 | Atualizado em: 29/03/2024 11:35

A peça é dividida em dois atos (Divulgação)
A peça é dividida em dois atos (Divulgação)

 
Ariano Suassuna, Aramis Trindade e Teatro de Santa Isabel: estas duas personalidades e este local sagrado localizado no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, têm uma relação mais que especial. E a magia do encontro entre eles poderá ser testemunhada neste domingo (31), quando o veterano ator de 64 anos subirá ao famoso palco para apresentar o espetáculo Romeu e Julieta, cordel de Ariano Suassuna, a partir das 19h.
 
O início dessa relação começa com Aramis - protagonista da montagem e responsável pelo texto atual - contando, por telefone, como foi próximo do saudoso escritor paraibano no final dos anos 1990.
 
“Conheci Ariano a convite dele, quando quis me conhecer para substituí-lo através de uma mimetização, ou de imitação, como é popularmente chamada, para fazer o personagem dele no Festival de Teatro de Curitiba, que era justamente com o texto A História de Amor de Romeu e Julieta, uma adaptação dele”, relembra.
 
Desde então, e depois de dar vida ao famoso Cabo Setenta na icônica adaptação de O Auto da Compadecida (2000) para o cinema e a televisão, o artista recifense também pensou em fazer a sua versão desse espetáculo, algo que ele conseguiu concretizar em 2012.
 
No monólogo que apresenta neste domingo, a peça é dividida em dois atos. No primeiro, Aramis dá vida e emoção ao poema de 98 sextilhas escrito por Ariano acompanhado por uma trilha sonora original de música Armorial composta por Zé da Flauta e Tuca Araújo, contando toda a trajetória de Romeu e Julieta.
 
No ato seguinte, com texto próprio, o ator "incorpora" o paraibano em uma mini aula espetáculo, introduzindo ao público informações sobre o mesmo famoso casal da literatura, com dinamismo e humor. 
 
E para Aramis, subir ao palco do Santa Isabel tem muita importância na sua trajetória, onde desde 1978, já se apresentou com vários espetáculos de sucesso como Planeta dos Palhaços, A Aurora da Minha Vida, Foi Bom Meu Bem, É…, entre outros: “Me lembro que ia muito lá antes dos dez anos, porque minha tia Tânia Trindade, professora de balé, dava aula lá em cima dos camarins - no quarto andar, que a gente chamava. E eu ficava olhando as aulas dela, já viajando. Desde então, entendi que ali era um lugar mágico e que acabou marcando muito a história no teatro”.

Cinema e televisão
 
Recentemente, inclusive, o ator esteve no mesmo Teatro de Santa Isabel, mas desta vez, gravando para o cinema, em Recife Assombrado 2, de Adriano Portela. “A personagem que fiz remete a um grande amigo nosso, que era funcionário do Santa Isabel. Chamávamos ele de Joca, que foi iluminador de lá por muitos anos. Ele sempre brincava que quando morresse ia voltar para assustar todo mundo no Teatro. Isso foi colocado no roteiro e ficou bem legal”, adianta o artista, que também gravou há poucos dias aqui no Estado uma participação no filme A Primavera, de Sérgio Bivar e Daniel Aragão. 
 
Na televisão, Aramis Trindade está no ar na reprise de Cheias de Charme, na TV Globo. E no Globoplay, pode ser visto atualmente nas séries As Aventuras de José e Durval e Betinho - No Fio da Navalha. E ainda, terá personagens nos próximos lançamentos da mesma plataforma de streaming: Justiça 2, Cilada e a novela Guerreiros do Sol, do pernambucano George Moura.
 
Seja no teatro, no cinema ou na TV, a verdade é que é sempre bom acompanhar o que Aramis Trindade tem a nos oferecer na dramaturgia. “Acredito que atuar é o meu propósito. É como se fosse uma coincidência. Às vezes não tem muita explicação, mas faço isso como um antídoto para as dores do mundo, porque tenho um verdadeiro fascínio pelos personagens e o atuar em si”, resume o talentoso artista.

SERVIÇO

Romeu e Julieta, Cordel de Ariano Suassuna - com Aramis Trindade
Domingo (31), a partir das 19h, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, 233, Santo Antônio, Recife.)
Ingressos a partir de R (meia-entrada), à venda no site Sympla.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL