MÚSICA
Virtuosi Gravatá chega ao fim com apresentações de violinista italiano e da Orquestra Jovem de Pernambuco
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 21/07/2023 11:50
![]() |
Crédito: Divulgação |
Após emocionantes concertos em sua semana de estreia, o 13º Virtuosi Gravatá reserva momentos especiais para a Igreja Matriz de Sant’Ana em sua semana de despedida, marcada para esta sexta-feira (21) e sábado (22). Estão agendados o concerto de música de câmara com o violinista italiano Emmanuele Baldini e o violoncelista Leonardo Altino; além de apresentação da Orquestra Jovem de Pernambuco. A programação é gratuita e conta com patrocínio do Ministério da Cultura e Prefeitura de Gravatá, com apoio da Eólica Gravatá.
Nesta sexta, às 20h30, é a vez do concerto de música de câmara que reúne o violinista italiano Emmanuele Baldini, o violista Rafaell Altino, o violoncelista Leonardo Altino e o pianista Lucas Thomazinho. Começa com a apresentação da ‘Serenata para cordas’, do compositor húngaro Dohnanyi, composta para violino, viola e violoncelo, e segue com o ‘Trio Op.8’, de Johannes Brahms. Para o Trio, Emmanuele Baldini e Leonardo Altino se juntam a Lucas Thomazinho.
ÁLBUM COMPOSITORAS BRASILEIRAS
No sábado, o Virtuosi Gravatá fecha sua programação com duas sessões no mesmo dia. A primeira, às 11h, será marcada pelo lançamento do CD “Compositoras Brasileiras: Música para Viola”, com apresentação das faixas por Rafaell Altino e pela pianista Ana Lúcia Altino. Um trabalho inovador e emocionante, que celebra a riqueza e a diversidade do talento feminino de Marisa Rezende, Jocy de Oliveira, Ilza Nogueira, Silvia de Lucca, Tatiana Catanzaro e Rami Levin na composição. O projeto, idealizado por Rafaell Altino e aprovado pelo Funcultura, cria obras primas para ampliação do repertório da viola. Com uma seleção cuidadosa e diversificada, o álbum apresenta composições de diferentes estilos, oferecendo uma perspectiva abrangente da contribuição das mulheres para a música brasileira. É uma celebração da criatividade, da originalidade e da habilidade dessas compositoras.
![]() |
Crédito: Divulgação |
Suas diversas formações, experiências e estilos musicais se unem de forma coesa e envolvente, criando um diálogo entre diferentes tradições e perspectivas musicais. Cada faixa é uma janela para um mundo sonoro único, que explora uma ampla gama de emoções e técnicas interpretativas. Da melancolia e introspecção à vivacidade e exuberância, as composições nos transportam por paisagens sonoras ricas, revelando o poder expressivo da viola nas mãos de Rafaell, que é o violista principal da Sinfônica de Odense (Dinamarca).
Na segunda sessão do sábado, às 20h30, a Igreja Matriz de Sant’Ana recebe um concerto especial de encerramento do festival, que contará com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão. O programa da noite conta com os solistas Emmanuele Baldini (violino), Rafaell Altino (viola) e Leonardo Altino (violoncelo) interpretando obras de Mozart, Haydn, Sarasate e Sivuca.
![]() |
Crédito: Divulgação |
SOBRE AS ATRAÇÕES
Nascido em Trieste, Itália, Emmanuele Baldini venceu seu primeiro concurso internacional aos 12 anos. Foi spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha e no Teatro Giuseppe Verdi de Trieste, atuando também como concertino na Orquestra do Teatro alla Scala, de Milão. Como solista, tocou com orquestras como a Rundfunk Sinfonieorchester Berlin e Suisse Romande. É spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e membro do Quarteto de Cordas Osesp.
Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Violoncelo de Viña Del Mar (Chile), Leonardo Altino foi solista das principais orquestras brasileiras assim como de várias orquestras americanas, Sinfônica do Chile e Sinfônica de Bogotá. Apresenta-se frequentemente nos EUA, Canadá, Brasil, Coreia, Taiwan, Alemanha, Chile e Colômbia. É professor do Wheaton College. Rafaell Altino, violista principal da Sinfônica de Odense (Dinamarca), começou os estudos musicais com seu pai, Rafael Garcia, aos 9. Participa de festivais e concertos em países como França, Grécia, Japão, Taiwan, EUA e Brasil. Ensina nas Academias de Música Carl Nielsen, Odense e Malmö, Suécia. Toca numa viola francesa do final de 1700 de autor desconhecido com um arco James Tubbs, cedidos pelo Instrumentfonden da Sinfônica de Odense. A Orquestra Jovem de Pernambuco foi criada em 1986 e reativada em 2005, durante a realização do projeto A Fábrica de Música, pelo maestro Rafael Garcia. Em 2005, a OJOPE realizou mais de 40 concertos através do Sesc-PE, do Funcultura e do Sistema de Incentivo da Prefeitura Municipal de Recife.
SERVIÇO:
XIII Virtuosi Gravatá
Igreja Matriz de Sant’Ana, Gravatá - PE
Dias 20, 21 e 22 de julho de 2023
Gratuito
21 de julho, sexta
20h30:
Dohnanyi & Brahms
Emmanuele Baldini, violino
Rafaell Altino, viola
Leonardo Altino, cello
Lucas Thomazinho
Dia 22 de julho, sábado
11h:
Lançamento do CD Compositoras Brasileiras: Música para viola
Rafaell Altino, viola
Ana Lúcia Altino, piano
20h30:
Mozart, Haydn, Sarasate & Sivuca
Emmanuele Baldini, violino
Rafaell Altino, viola
Leonardo Altino, cello
Orquestra Jovem de Pernambuco
Nilson Galvão, regente
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS