MÚSICA

Recife é a Capital de Atlântida em novo single da Hóspedes da Rua Rosa

Publicado em: 26/07/2023 15:31

Banda Hóspedes da Rua Rosa (Crédito: Divulgação)
Banda Hóspedes da Rua Rosa (Crédito: Divulgação)
Trazendo as referências antropofágicas de BaianaSystem e Planet Hemp, além do estilo mangue de Nação Zumbi e Mundo Livre S/A, a Hóspedes da Rua Rosa apresenta seu novo single, “Recife, AT”, que será lançado na próxima sexta-feira (28). Guiada por percussões latinas e pernambucanas, um baixo pulsante e uma cama sonora de trombones e guitarras, a faixa traz fortes influências de frevo e mambo para o rock e surf, sendo assim para falar de maneira lúdica e fantástica dos problemas reais do Recife, que afetam também diversas outras cidades do país, como a falta de estrutura para prevenção contra fortes chuvas e alagamentos.
 
Na música, Recife se torna capital de Atlântida, em um mundo que os pedintes deixaram de existir, pois agora trabalham como mergulhadores. O trânsito da tarde foi superado, agora que as ruas só servem para os barquinhos dos entregadores de comida, que seguem trabalhando em meio ao caos. De maneira irônica e humorística, mas sempre crítica, a letra mostra em um cenário fantástico os problemas reais que a metrópole tem.
 
“Sempre me encantou histórias como Pedro Páramo em que as cidades não são meros cenários e sim são personagens vivos... ver Recife como um personagem vivo e tragicômico foi algo que tentamos fazer, e acho que é um sentimento que todos nós recifenses sentimos.”, confessa Vinícius, vocalista e um dos compositores da letra.
 
Capa do single 'Recife, AT' (Crédito: Reprodução)
Capa do single 'Recife, AT' (Crédito: Reprodução)
 
Com produção e mixagem assinadas por Iuri Brainer (Marcello Rangel/Igor de Carvalho) e masterização por Junior Evangelista, a banda mantém a equipe com que trabalhou no álbum de estreia (lançado em setembro de 2022) para explorar novas sonoridades e temas, ao mesmo tempo que estabelecem cada vez mais sua identidade. Nesse primeiro single pós álbum, o grupo traz também influências do hip hop de Marcelo D2, criando um produto fonográfico completamente inovativo. As linhas de trombones da faixa têm autoria de Nilsinho Amarante, e a captação foi feita por Matheus Alves, no Estúdio Torre. A capa tem como autor o próprio vocalista do quarteto.
 
Sobre a banda:
Na cidade de Recife, durante os conturbados anos de 2020 e 2021, nascia a Ho%u0301spedes da Rua Rosa, sendo sua formac%u0327a%u0303o atual Aline Beltrão (percussões e vocal), Johnny de Sousa (bateria), Victor T. Sales (baixo) e Vini%u0301cius Marc%u0327al (guitarra, voz e flauta transversa). A escolha do nome levou um tempo, mas terminou assumindo um grande significado para o grupo, sendo uma homenagem ao local onde os amigos se reuniam para tocar juntos antes da devida criac%u0327a%u0303o da banda, que sediou tambe%u0301m os seus primeiros ensaios.

Com a estreia recente nos palcos, a banda ja%u0301 contou com presenc%u0327as em espac%u0327os relevantes da cena independente pernambucana, como o Festival ArdeMaresia e Rota Independente, ale%u0301m de participac%u0327o%u0303es em festivais de releva%u0302ncia nacional, como a apresentac%u0327a%u0303o no Festival de Inverno de Garanhuns, em julho de 2022. O show da banda e%u0301 marcado por sua performance energe%u0301tica e relac%u0327a%u0303o carisma%u0301tica entre mu%u0301sicos e pu%u0301blico.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL