MÚSICA

Guilherme Calado lança single 'Ballet Solitário', explorando jazz contemporâneo e a valsa

Publicado em: 03/07/2023 17:12

 (Foto: Junior Teles.)
Foto: Junior Teles.
Expoente da nova cena independente de jazz do Recife, o pianista e compositor Guilherme Calado lança nas plataformas de música o single 'Balett Solitário', fazendo uma simbiose entre o jazz e a valsa. O single é uma prévia do seu primeiro EP Trajetos, que tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano. 

“Podemos descrever Ballet Solitário como uma valsa, mas não uma valsa jazz tradicional, uma valsa construída com uma harmonia moderna, polirritmia”, afirma o músico. Calado explica que a harmonia da canção constrói um clima de reflexão e meditação natural em quem ouve. “Talvez até um pouco melancólica, dependendo da perspectiva”, diz o pianista. 

O músico está nos preparativos finais de Trajetos, disco formado por cinco músicas que dialogam com o jazz brasileiro e o jazz contemporâneo e no qual é possível perceber ritmos típicos daqui como baião, maracatu e também valsas e ballads como no Jazz mais tradicional.

A banda que acompanha o músico no single é formada por Henrique Albino, no clarinete e clarone, Filipe de Lima tocando baixo elétrico e Silva Barros na bateria. Todos são músicos formados pelo Conservatório Pernambucano de Música e se conheceram estudando no espaço. A gravação de Ballet Solitário ocorreu com todos os músicos tocando ao vivo, simultaneamente, no estúdio como acontece nas jams sessions. O single teve masterização e mixagem de Vinicius Aquino. 

“Eu quis gravar já ao vivo porque o jazz tem muito da improvisação e do diálogo de um músico com o outro que interage respondendo uma outra coisa. Temos a estrutura já criada, sólida da música, mas os improvisos estão sempre presentes em como você quer interpretar aquele momento. É um trabalho muito coletivo, todo o mundo ficava muito à vontade para dar sugestão no processo”, conclui.  

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL