ESPETÁCULO

Festival de teatro nas férias é opção para a família toda

Publicado em: 06/07/2023 15:44

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
O Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco continua neste final de semana com a maratona de 4 espetáculos: Pluft, o fantasminha, As três porquinhas e o lobo blau, Enquanto Godot não vem e Quatro luas. A sessão do sábado (8), no Teatro Santa Isabel, é de Quatro luas e conta com acessibilidade para pessoas surdas (Libras). Todos os teatros que integram o Festival possuem acessibilidade física de acordo com o padrão estabelecido pela ABNT NBR 9050.

O tema deste ano é Brincadeira para Todo Mundo, uma escolha da equipe curatorial formada por Marcondes Lima, Ruy Aguiar e Williams Sant’Anna com inspiração nos ensinamentos do mestre Marco Camarotti, pernambucano cuja pesquisa é referência brasileira no teatro para a infância e a juventude. A partir desse tema, o trio selecionou espetáculos com foco nas fábulas e contos de fadas mais conhecidas universalmente, que emocionam todas as gerações, sem deixar de fora os textos contemporâneos, incluindo adaptações de textos teatrais, e regionais. 

O 19º FTCPE é uma realização de Edivane Batista e Ruy Aguiar, da Métron Produções, em parceria com os grupos e coletivos teatrais de Pernambuco, com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife, CAIXA e Governo Federal. A bonequeira Fátima Caio, que dedicou 35 anos aos espetáculos para a infância e juventude junto ao grupo Mão Molenga Teatro de Bonecos, é a homenageada (in memoriam) da edição deste ano. 
 
Neste final de semana, é possível conferir o clássico brasileiro PLUFT, O FANTASMINHA, de Maria Clara Machado, na versão da Cênicas Cia. de Repertório, do Recife, no Teatro Barreto Júnior. O texto, campeão de adaptações, tem versões para TV e cinema; outro clássico, só que universal, ganhou uma adaptação regional com enfoque no protagonismo feminino: AS TRÊS PORQUINHAS E O LOBO BLAU, com o Núcleo de Artistas Independentes, também do Recife, em cartaz no Teatro do Parque; ENQUANTO GODOT NÃO VEM, da recifense Cia 2 em Cena, leva ao palco do Teatro Luiz Mendonça as estripulias de três palhaços a espera de um mestre que lhes tornarão grandes cômicos, uma inspiração no texto Esperando Godot, de Samuel Beckett, um dos maiores nomes do Teatro do Absurdo. Outro expoente do teatro universal, o espanhol Federico Garcia Lorca, está presente no espetáculo QUATRO LUAS, de Claudio Lira e O BANDO coletivo de teatro, de Olinda, que buscou no universo de Lorca a inspiração para contar a história de Federico, um jovem ciganinho órfão fascinado pela Lua Cheia. A apresentação será no Teatro de Santa Isabel.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL