MÚSICA

Derico Alves retorna a Recife para dirigir espetáculo infantil 'De Onde Vem o Baião'

Publicado em: 13/06/2023 15:41

 (Crédito: DIvulgação)
Crédito: DIvulgação
Depois de anos radicado na Europa, Derico Alves está de volta a Pernambuco. Músico que acompanhou mestres como Sivuca e Dominguinhos, atuando na Europa, onde tem no currículo a participação em mais de 150 festivais divulgando o forró, o pernambucano está no Recife para conduzir a direção musical do espetáculo De Onde Vem o Baião, com dramaturgia assinada por Guilherme Holanda, filho de Derico e Emmanuel Matheus.

O projeto tem o objetivo de ser apresentado em escolas e outros espaços educativos ao longo do mês de junho para disseminar manifestações da cultura tradicional de Pernambuco para os públicos mais jovens. "O baião vem de mim, vem de você, o baião é o espírito da música, da cultura, da natureza. Essa peça tem o compromisso de levar um pouco da nossa cultura e falar também o que é amizade, o que é respeito", diz o Derico. "Ele tem um estilo seu, Derico Alves é um músico ímpar, com uma fórmula exclusiva que todo artista que se diferencia dos outros tem. Creio que este projeto é um abrir de portões.”, diz Catiane Câmara, produtora executiva do espetáculo.

O espetáculo tem apresentações previstas, ao longo do mês, em escolas dos municípios de Bezerros, Recife, Jaboatão de Guararapes e Olinda. "Ter um conhecimento amplo da cultura da sua terra, da sua música, que é muito rica, ajuda também aos mais jovens até a formar um caráter maior para a vida", acredita Derico. 

Com dramaturgia de Guilherme Holanda e Emmanuel Matheus, o último também responsável pela direção geral do espetáculo, “De Onde Vem o Baião" é uma peça musical infantil que fala sobre as origens e grandezas do ritmo imortalizado por nomes como Luiz Gonzaga. Ambientada no Sertão, a história é contada por meio de pássaros presentes e citados nas muitas canções do imaginário nordestino, como  Sabiá, Asa Branca e Carcará. "O tema central da obra é a resiliência, a cultura nordestina e a amizade", diz Holanda. "A partir de uma conversa que tive com Guilherme para que ele escrevesse o texto sobre esses personagens tradicionais da nossa cultura. Sabiá, por exemplo, é um personagem de uma música de Luiz Gonzaga", diz Derico. 

A história acompanha a saga de Biá (Sabiá), à procura de seu amigo Baião (Curió), personagem responsável pelas festas no sertão.  O enredo traz novas canções autorais e clássicos do cancioneiro nordestino. Além do baião, forrós, xotes e cocos compõem este grande mosaico musical.   

Cronograma de apresentações:

13/06 (terça):
7h - Saímos com destino à Bezerros para nossas primeiras apresentações;
9h - Primeira apresentação;
14h - Segunda apresentação.

14/06 (quarta):
8h- Saímos com destino à Escola Santa Emília, Cordeiro - Recife;
10h40 - Apresentação no auditório da escola.

15/06 (quinta):
7h30 - Saída de toda equipe para a Rua Mata Grande, 100, Jardim Prazeres, Jaboatão dos Guararapes - PE;
10h30 - Primeira apresentação;
14h30 - Segunda apresentação.

16/06 (sexta):
10h30 - Saída da equipe para o Mercado Eufrásio Barbosa, Olinda, no Teatro Fernando Santa Cruz;
13h30 - Primeira apresentação;
15h00 - Segunda apresentação;
19h30 - Palestra por Derico Alves, Catiane Câmara e Emmanuel Matheus.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL