Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

ATIVIDADES

Museu do Homem do Nordeste comemora 20ª Semana Nacional de Museus

Publicado em: 13/05/2022 12:36

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O Museu do Homem do Nordeste (Muhne) e o Engenho Massangana promoverão palestras, oficinas e atividades artísticas, na 20ª Semana Nacional de Museus, de 16 a 22 de maio. O período comemorativo é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece anualmente para fortalecer o reconhecimento dos museus brasileiros. A temática deste ano é ‘O Poder dos Museus’, com suas potencialidades como instrumentos de acesso à cultura, à educação e à arte.

“O Muhne dará destaque às suas potencialidades. É um momento onde podemos ratificar e evidenciar o quanto os museus são instrumentos de acesso ao conhecimento. Isso a partir de seus objetos, das pessoas que frequentam e que nele trabalham, sendo, também, um instrumento na construção das relações de respeito, de solidariedade e troca de experiência entre as pessoas”, afirmou a coordenadora de Ações Comunitárias e Educativas do Muhne, Edna Silva.

Abrindo a programação na segunda-feira (16), a partir das 9h, o público poderá acompanhar a palestra “Museu Educador: A importância dos museus na formação docente'', na Sala Calouste Gulbenkian, no Campus Gilberto Freyre da Fundaj. O conteúdo será ministrado pela professoras Fernanda Andrade e Renata Villar, ambas da Rede Municipal de Paulista, e pela professora doutora Viviane de Bona, da UFPE. As três são parceiras do Muhne na realização do “Projeto Museu na Escola”. “No percurso formativo dos professores, o contato com o museu auxilia no reconhecimento deles como pessoas da região nordeste, e no entendimento de que são também protagonistas dessa cultura para que possam trabalhar também o mesmo com os seus estudantes”, destaca a professora Renata Villar.

No final da tarde, o Engenho Massangana receberá a Ação Educativa: “Semeando Saberes”. A atividade será uma palestra sobre educação ambiental para os moradores do entorno do espaço que têm a agricultura como principal fonte de renda e, em sua maioria, dependem de recursos naturais para sobreviver. Desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental do Complexo Portuário de Suape, a atividade trata de temáticas como a economia e sustentabilidade, além de aprimorar habilidades e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

No dia seguinte, também no Engenho, localizado no Cabo de Santo Agostinho, haverá uma troca de experiências entre a equipe do educativo do Engenho Massangana e os moradores do entorno. Pensando em valorizar o conhecimento empírico da comunidade local, a atividade “Conhecendo para saber” propõe uma trilha para explorar os limites geográficos entre o museu e a comunidade Massangana. Na ocasião, os moradores da comunidade serão os protagonistas e compartilharão suas experiências, bem como seus conhecimentos, ao identificarem espécies e mencionarem o processo para os cultivos de cada uma. 

Na manhã da quarta-feira (18), o Muhne receberá a Palestra de Lançamento do Projeto Territórios da Ancestralidade - Ivo de Xambá. Mais tarde, o grupo Afoxé Ylê Xambá se apresentará no Jardim do Museu. À tarde, o jardim receberá um grupo de pessoas com deficiência visual para uma visita mediada, por meio de audiodescrição. No mesmo dia, ainda acontecerá o retorno das atividades do projeto "Uma Noite no Museu", que tem como objetivo receber grupos do EJA (Ensino para Jovens e Adolescentes). O grupo convidado faz parte do Núcleo de Estudo de Línguas do Erem Joaquim Távora, localizado no bairro da Madalena. 

À noite, será exposta a mostra fotográfica do educador Murilo Dayo. O público poderá apreciar uma coleção composta por fotografias que revelam o cotidiano das pessoas que trabalham no funcionamento do museu: monitores, estagiários, diretora, recepcionistas e seguranças. A atividade será na área externa do Museu. Nos demais dias da semana, o Engenho ainda receberá outras ações educativas relacionadas ao meio ambiente, sempre em interação com os moradores da região. 

Já o Muhne, lançará um vídeo em suas redes sociais sobre seu poder educativo, fará uma apresentação presencial de Mamulengo, intitulada de “Em busca da Monalisa”, e no dia 22, para encerrar a programação da SNM, promoverá o “Domingo dos Pequenos” para um grupo do Gris, espaço comunitário da Várzea.

Serviço:
20ª Semana Nacional de Museus — O poder dos museus 
Datas: 16 a 22 de maio
Locais: Museu do Homem do Nordeste e Engenho Massangana

Programação

16/05
13h - Palestra  “Museu Educador: A importância dos museus na formação docente”, pelas professoras Fernanda Andrade, Renata Villar e Viviane de Bona.
Local: Sala Calouste Gulbenkian
Campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte

17h às 19h 
Ação Educativa: Semeando Saberes
Palestra para os moradores do entorno sobre educação ambiental desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental do Complexo Portuário de Suape. 
Local: Engenho Massangana
Rod. PE-60, s/n - Cabo de Santo Agostinho

17/05
9h - Visita mediada ao Museu do Homem do Nordeste para grupo agendado (nível superior).
Local: Campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte

10h - Ação educativa ” Conhecendo para saber”
Troca de experiências e interação entre a equipe do educativo do Engenho Massangana e os moradores do entorno que desenvolvem a atividade da agricultura.
Local: Engenho Massangana
Rod. PE-60, s/n - Cabo de Santo Agostinho

13h – Visita mediada e oficina ao Museu do Homem do Nordeste para grupo do Projeto Levante.
Local: Campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte

18/05
9h às 12h
Muhne: Palestra de Lançamento do Projeto Territórios da Ancestralidade - Ivo de Xambá.
Local: Sala Calouste Gulbenkian

11h30 às 13h
Apresentação do grupo Afoxé Ylê Xambá.
Local: Jardim do Museu do Homem do Nordeste

14h às 15h30
Visita mediada do Projeto Museu Acessível: O jardim do MUHNE em Audiodescrição. Aberto ao público. 
Local: Jardim do Museu do Homem do Nordeste

18h às 18h30 
Ação Educativa - Uma Noite no Museu que tem como objetivo receber grupos do EJA. O grupo convidado faz parte do Núcleo de Estudo de Línguas do EREM Joaquim Távora.
Local: Museu do Homem do Nordeste

19h às 20h 
Mostra fotográfica com o educador Murilo Dayo, composta por fotografias que revelam o cotidiano das pessoas que trabalham para o funcionamento do museu.
Local: Hall do Museu do Homem do Nordeste

19/05
9h - Visita mediada para grupo agendado- EREM  Professor Cândido Duarte.
Local: Museu do Homem do Nordeste

10h às 10h30
Ação Educativa: Colhendo Frutos - feirinha de produtos orgânicos cultivados pelos moradores da comunidade local e organizada pelo Educativo do Engenho Massangana.
Local: Engenho Massangana
Rod. PE-60, s/n - Cabo de Santo Agostinho

10h às 10h30
“O poder dos Educativos de Museu nas comunidades da Região Metropolitana do Recife”. Vídeo com a coordenadora de Ações Educativas Edna silva e educadores do Muhne.
Veiculação pelo Instagram e Facebook do Muhne

13h
Teatro de Mamulengo - Em busca da Monalisa. A espevitada Luzia chega ao Muhne tendo vindo de Lajedo, sua terra natal. Acredita que pode se tornar Monalisa e ser eternizada na exposição do museu.
Local: Jardim do Museu do Homem do Nordeste
Aberto ao público

13h - Visita mediada para grupo agendado
Local: Museu do Homem do Nordeste

20/05
9h – Visita mediada a grupo agendado do Projeto Levante.
Local: Local: Museu do Homem do Nordeste

10h - Ação Educativa: Polinizando o Engenho. Júnior, morador da comunidade de Massangana e apicultor, explica sobre a importância da polinização.
Vídeo será veiculado no Instagram do Engenho Massangana 

13h - Visita mediada para grupo agendado.
Local: Local: Museu do Homem do Nordeste

14h – Visita mediada - museu acessível: O jardim do Muhne em Audiodescrição. Aberta ao público.
Local: Jardim do Museu do Homem do Nordeste

21/05
10h
Engenho Massangana - Ação Educativa: Plante uma Ideia.  Grupo de crianças moradoras dos bairros adjacentes ao Engenho Massangana vai participar dessa atividade.
Local: Engenho Massangana
Rod. PE-60, s/n - Cabo de Santo Agostinho

22/05
14h às 17h
Domingo dos Pequenos - atividade para o grupo GRIS espaço comunitário da Várzea, que atua apoiando crianças, adolescentes e suas mães. Foco em pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Local: Museu do Homem do Nordeste

15h - Apresentação do coco do Miudinho de Xambá. Evento aberto ao público.
Local: Jardim do Museu do Homem do Nordeste

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com a dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Grupo Diario de Pernambuco