Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

STREAMING

Itaú Cultural Play exibe gratuitamente programação da 7ª Mostra Ciranda de Filmes

Publicado em: 26/11/2021 10:37

O curta documental 'Entremarés' é o representante de Pernambuco da mostra focada em educação (Foto: Itaú Cultural Play/Divulgação)
O curta documental 'Entremarés' é o representante de Pernambuco da mostra focada em educação (Foto: Itaú Cultural Play/Divulgação)
Voltada inteiramente para o cinema nacional, a plataforma de streaming Itaú Cultural Play foi escolhida para exibir a programação da 7ª Mostra Ciranda de Filmes, focada no tema da educação e tendo como homenageado o educador Paulo Freire, em seu ano de centenário. Serão 19 produções ao todo, que podem ser acessadas gratuitamente a partir desta sexta (26) até o dia 10 de dezembro pelo site e nos dispositivos Android e IOS.
 
Entre as obras, o renomado longa-metragem Central do Brasil, de Walter Salles, é exibido excepcionalmente por 24h entre os dias 4 e 5 de dezembro. O longa-metragem conquistou o Urso de Ouro do Festival de Berlim, um dos mais importantes prêmios de cinema do mundo, e foi indicado ao Oscar em 1999, pelas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro.
 
O representante pernambucano é Entremarés (2018), de Anna Andrade. O curta documental acompanha um grupo de mulheres da Ilha de Deus, no Recife, que depende da pesca e desse ecossistema para sobreviver.
 
Paulo Freire
Três documentários abordam as nuances da educação brasileira da atualidade, retratando e refletindo sobre os desafios e as ações deixadas por Freire. São eles:  Pro dia nascer feliz e Atravessa a vida, ambos de João Jardim, e o mais recente lançamento de Alexandre Carvalho: A quem interessa a ignorância?
 
Outros destaques
Destacam-se também Filho de boi, novo filme de Haroldo Borges; a poesia imagética em forma de animação em O menino que engoliu o sol, de Patricia Alves Dias, e os documentários Chão, de Camila Freita, e Meu nome é Daniel, dirigido por Daniel Gonçalves.
 
A seleção disponível na plataforma tem ainda Yaõkwá: imagem e memória, documentário indígena de Rita Carelli e Vincent Carelli; Você não sabia de mim, do diretor Alan Minas, Mutum, de Sandra Kogut e Infância falada, da dupla Hermílio Santos e Kamila Almeida.
 
Mostra Ciranda de Filmes
A Ciranda nasceu em 2014 como a primeira Mostra de Cinema focada em educação e infância do Brasil. Correalizado pelo Alana, Circuito Cinearte e Aiuê Produtora de Conteúdo, o evento, que contou com o patrocínio Itaú Cultural em sua segunda edição, em 2015, exibe gratuitamente produções cinematográficas, promove rodas de conversa, vivências lúdicas e oficinas cinematográficas. Toda sua programação tem três temas como fio condutor: famílias, relação criança e natureza e protagonismo infantil.
 
SERVIÇO:
Itaú Cultural Play – Mostra Ciranda de Filmes
Quando: De 26 de novembro a 10 de dezembro
Onde: na plataforma www.itauculturalplay.com.br
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Ataque a tiros em escola nos EUA deixa 21 mortos
Para OMS, varíola do macaco ainda pode ser contida
Manhã na Clube: Henrique Queiroz Filho (PP), Edno Melo (Republicanos) e André Morais (CORECON-PE)
Soldado russo condenado à prisão perpétua por matar civil na Ucrânia
Grupo Diario de Pernambuco