Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

CINEMA NACIONAL

20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece neste domingo de forma remota

Publicado em: 25/11/2021 10:15

O diretor moçambicano radicado no Brasil, Ruy Guerra, será o grande homenageado da edição (Foto: Simone Kontraluz)
O diretor moçambicano radicado no Brasil, Ruy Guerra, será o grande homenageado da edição (Foto: Simone Kontraluz)
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro chega à 20ª edição sob o tema da preservação e da memória do audiovisual. Com transmissão ao vivo pela TV Cultura neste domingo (28), a partir das 20h, a cerimônia vai celebrar não apenas a Cinemateca Brasileira, que pegou fogo mas resistiu, como também a produção audiovisual nas duas últimas décadas. O grande homenageado da noite é Ruy Guerra, poeta, compositor e cineasta moçambicano radicado no Brasil, que completou 90 anos em 2021.

Por causa da pandemia, o evento - que é realizado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais - será remoto pelo segundo ano consecutivo, com apresentação das jornalistas Adriana Couto e Renata Boldrini, direto dos estúdios da TV Cultura, em São Paulo. A abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma empresa que faz a apuração do Oscar), e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois da premiação.

Ao todo serão anunciados 32 prêmios, em grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema. Além disso, todos os 15 longas-metragens indicados nas categorias drama, comédia ou documentário também concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. A votação popular pode ser feita até amanhã (26 de novembro) no site da Academia https://gp2021.academiabrasileiradecinema.com.br/.

Em um ano dedicado à memória, um Prêmio Especial de Preservação será concedido ao movimento que, liderado por profissionais de cinema, defendeu a Cinemateca Brasileira do abandono completo: o S.O.S. Cinemateca - APACI.

Conheça a lista completa de finalistas da premiação no site oficial.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Márcia Horowitz e Andreia Rodrigues
Justiça por Beatriz: pais organizam peregrinação de 720 km para cobrar solução de assassinato
Pessoas que já tiveram covid podem adoecer novamente devido à ômicron
Reino Unido aprova mais um medicamento contra Covid-19
Grupo Diario de Pernambuco