LITERATURA

Fundaj realiza programação do Dia do Escritor neste domingo (25)

Publicado em: 23/07/2021 14:55 | Atualizado em: 23/07/2021 14:57

 (Foto: Fundaj/Divulgação)
Foto: Fundaj/Divulgação

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Biblioteca Blanche Knopf, vinculada à  Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), preparou uma programação para celebrar o Dia Nacional do Escritor, comemorado neste domingo (25 de julho). Com o tema A arte da escrita, a instituição lançará um concursos literários para novos escritores, pronoverá uma mesa com pesquisadores e escritores para debater Desafios e caminhos da escrita, além de realizar um recital de poesia com Carlos Mesquita. Todas essas atividades ocorrem das 9h às 11h, pelo YouTube da Fundaj. À tarde, a performance teatral Água, planeta, vida, do grupo Literatrupe, será apresentada presencialmente na Sala de Leitura Nilo Pereira, no Campus Derby. Confira a programação em detalges no final da matéria.

Na abertura, marcada às 9h, o presidente da Fundaj e escritor, Antônio Campos, anuncia junto ao diretor da Dimeca, Mario Helio, o lançamento dos concursos literários Novos Escritores e Redação para Jovens Leitores/Escritores. "É um momento para valorizar os sonhos e vocações dos escritores juvenis, que sempre serão leitores, e dos leitores, cuja paixão dá razão à escrita. Neste dia 25, celebramos mais uma vez estes que entenderam a arte de narrar, a arte da escrita e, com elas, a arte de viver", declarou Antônio Campos. 

Coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório Pernambucano explica as considerações para a formatação deste evento. "Poderíamos homenagear um escritor já renomado. Debruçarmo-nos sobre a sua obra, a sua forma. Mas preferimos voltar esta iniciativa para novos e potenciais escritores. Quantas obras de qualidade aguardam uma oportunidade apenas para serem publicadas? Também é preciso provocar as novas gerações sobre a força e contemporaneidade da escrita”, diz a coordenadora. Às 10h, ela media a mesa “Desafios e caminhos da escrita”. 

Mestranda em Teoria Literária e revisora de textos Giovana Lasalvia integra o debate. Ela promete refletir sobre as inseguranças e alcance da escrita literária. “Desde criança gostava de contar histórias aos amiguinhos. Quando fiquei um pouco mais velha, resolvi escrevê-las. Já a relação com a leitura foi aflorada pelo amor à disciplina de Literatura. Quanto mais eu estudava sobre isso, mais sentia interesse", relembra. "Às vezes brinco quando me perguntam: o que é literatura? Porque, para mim, a pergunta mais coerente seria: o que não é?", brinca. 

A jornalista Ju Almeida Carneiro também integra a mesa. Ela é preparadora de texto, como atuou para as coletâneas Sobre a Escrita Criativa III, da Editora Raio de Sol, e Contos de Natal, pela We Coletivo Editorial. Representando os jovens escritores, o graduando em Políticas Públicas no Centro Universitário Tiradentes, Alysson Gabriel Pereira Reis partilhará suas recentes experiências e percepções. Ele é autor de contos, poesias e outros escritos. O diretor da Dimeca integra a mesa, que será mediada pela coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório Pernambucano. 

Às 11h, a Literatrupe brinda a celebração com a Tertúlia Poética - Poetas do Brasil. "São encontros litero-poéticos por trovadores e poetas, com música. Faremos um painel desde Machado de Assis, passando por Austro Costa, que foi um dos primeiros nomes da poesia pernambucana, autor do poema Capibaribe, meu rio. Depois, é claro, entrarmos nos cânones: Ascenso [Ferreira], [Manuel] Bandeira, Joaquim [Cardozo], Carlos Pena [Filho]", adianta o diretor artístico Carlos Mesquita. Já às 16h, na Sala Nilo Pereira, no Campus Derby, o grupo apresenta presencialmente o espetáculo infanto-juvenil Água: planeta vida.

Confira a programação completa:

9h30 Abertura  - Lançamento dos Concursos Literários “Novos Escritores” e “Redação para Jovens Leitores /Escritores” com Antônio Campos, presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e Mario Helio, diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj 

10h - Desafios e caminhos da escrita, com:

Mario Helio, diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj
Giovana Lasalvia, mestranda em Teoria da Literatura pela UFPE, revisora de textos
Ju Almeida Cordeiro, jornalista, preparadora de texto nas coletâneas "Sobre a Escrita Criativa III", Editora Raio de Sol, e "Contos de Natal", pela We Coletivo Editorial 
Alysson Gabriel Pereira Reis, graduando em Políticas Públicas no Centro Universitário Tiradentes, autor de contos, poesias e outros escritos
Mediação:
Nadja Tenório, coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf 

11h Recital de poesia “Tertúlia Poética - Poetas do Brasil”, com Carlos Mesquita, da Literatrupe 

16h Performance teatral “Água, planeta, vida”, com Com a Literatrupe (evento presencial) 

SERVIÇO
Dia Nacional do Escritor, na Fundaj - A arte da escrita
Quando: 25 de julho, das 9h às 11h pelo YouTube da Fundaj, e às 16h, na Sala de Leitura Nilo Pereira (Campus Derby da Fundaj)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL