Diario de Pernambuco
Busca

ARTES VISUAIS

Grafites de Cajú e Galo de Souza ocupam a Christal Galeria, no Recife

Publicado em: 17/06/2021 18:32 | Atualizado em: 17/06/2021 18:49

Galo de Souza a Cajú (Foto: Divulgação)
Galo de Souza a Cajú (Foto: Divulgação)


Manifestação artística que tem as ruas como palco principal, o grafite ocupará a Christal Galeria de Artes, localizada no Pina, Zona Sul do Recife, a partir desta sexta-feira (18). A mostra Fitando, realizada pelos artistas Cajú e Galo de Souza, ocupará todos os 130m2 espaços da galeria com narrativas que usam da expressividade da arte de rua para pedir por resiliência e mais esperança. A visitação pode ser realizada das 12h às 20h (terça a sexta) e das 10h às 17h (sábados) - o agendamento da visita só é necessário se for em grupo. Um tour virtual estará disponível no christalgaleria.com.br

Além de paredes, obras em diversos suportes como telas, desenhos e esculturas estarão presentes e se intercalando com as pinturas nas paredes. Com curadoria de Stella Mendes e Christiana Asfora Cavalcanti, a exposição poderá ser conferida até o dia 25 de setembro. 

Parceiros há mais de 20 anos, Cajú e Galo de Souza possuem estilos diferentes, mas usaram das paredes internas e externas (que conduzem até um café) da Christal para efetivar convergências e diálogos. "Nós conseguimos nos comunicar bem por conta da sintonia da arte. O grafite é uma linguagem que tem o poder de unir. E num momento como o que vivemos, é que devemos nos unir mesmo", diz Cajú. "A presença do grafite em galerias não é tão comum. Essa aproximação do grafite com o mundo das telas é algo novo, de certa forma, mas muito importante."

Obra 'Amor', da mostra Fitando (Foto: Christal/Divulgação)
Obra 'Amor', da mostra Fitando (Foto: Christal/Divulgação)

"O título Fitando, que é o gerúndio do verbo FITAR, traz essa conotação de movimento e progressão que são ações inerentes ao grafite como movimento artístico que faz parte da cultura hip hop. O trocadilho GRA-FITANDO também foi uma possibilidade de leitura poética para se integrar ao tempo proposto para os artistas", explica Stella Mendes. “A exposição ainda nos remete ao direcionamento de um olhar firme e constante, da troca, olhar este que precisamos ter em relação ao futuro incerto que vivenciamos enquanto sociedade em tempos pandêmicos."

Stella Mendes e Christiana Asfora Cavalcanti (que também é a galerista) propuseram que os artistas trabalhassem iconografias que produziram ao longo de suas trajetórias, juntamente com trabalhos novos e inéditos, sobretudo guiados pelo tripé "força, resiliência e fé", como princípios norteadores de uma narrativa espontânea. "Essa temática é bem bacana, já que a exposição chega num momento da pandemia. Um momento em que estamos lutando para sobreviver. Cada exposição nova é um desafio, como tudo o que é novo", diz Cajú. 

"A mostra quer aproximar o público com as outras possibilidades de convivência e apreciação do grafite, permitindo a compreensão do laboro artístico de Cajú e Galo de Souza através da projecção em loop do processo criativo que foi registrado em fotos e vídeos, tanto nos ateliês quanto durante a ocupação na galeria", ressalta Christiana Asfora Cavalcanti.
 
SERVIÇO
Exposição Fitando com Cajú e Galo de Souza
Quando: De 18 de junho a 25 de setembro de 2021
Onde: Christal Galeria de Artes (Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina)
Visitação: Terça a sexta, das 12h às 20h; e aos sábados, das 10h às 17h.
Contato para agendamento: 81 98952 7183
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL