Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

EXPOSIÇÃO

Com acervo do Cais do Sertão, exposição homenageia Luiz Gonzaga e Santos Juninos

Publicado em: 08/06/2021 12:13

A montagem inclui réplicas de itens do Rei do Baião e curiosidades juninas (Foto: Arte/Divulgação)
A montagem inclui réplicas de itens do Rei do Baião e curiosidades juninas (Foto: Arte/Divulgação)
Mesmo sem as tradicionais festas, o período junino desperta o interesse pela celebração de uma cultura com séculos de tradição no estado. Com parceria do Museu Cais do Sertão, o Shopping Recife vai hospedar duas exposições temáticas: uma em homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga, e outra dedicada aos santos católicos padroeiros da época. Montadas desde esta segunda (7), as exposições ficam até o dia 24 de junho na Praça de Eventos do centro de compras.
 
Com o acervo do Museu e espaço cênico, a exposição dedicada a Luiz Gonzaga reunirá réplicas da sanfona, da zabumba e do triângulo usados pelo artista, bem como do seu gibão– em uma versão especialmente confeccionada pelo artesão cearense Espedito Seleiro. O espaço trará ainda um boneco gigante do Rei do Baião, assinado por Silvio Botelho, e que compõe o acervo do Galo da Madrugada, e mais de 40 cubos com informações sobre Gonzagão.
 
Ao lado, em uma área reproduzindo o Pátio do Forró, estarão expostas as bandeiras originais dos santos católicos considerados padroeiros do ciclo, e que são batizadas anualmente na tradicional Procissão dos Santos Juninos, promovida pela Prefeitura do Recife. Por lá, as flâmulas de Santo Antônio, São Pedro e São João, além de diversas curiosidades sobre eles.
 
“Com cenografias que embarcarão os visitantes em pontos de referência culturais de nosso Estado, queremos fazer um convite para o público entrar no clima especial da festa junina a partir dos estímulos sensoriais e do conhecimento que a cultura é capaz de promover, em uma programação gratuita e que pode ser vivenciada por toda a família”, destaca Renata Cavalcanti, gerente de Marketing do Shopping Recife.
 
SERVIÇO:
Exposição junina de Luiz Gonzaga e santos católicos
Quando: até 27 de junho
Onde: Na Praça de Eventos do Shopping Recife.
Gratuito

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Time de engenheiros se une para montar respiradores 15 vezes mais baratos e salvar milhares de vidas
Manhã na Clube: entrevistas com Marília Arraes, Marcella Salazar e Aurimar Borges Jr
Presidente da Argentina faz ataques xenofóbicos ao Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com Tadeu Alencar e Túlio Rangel
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco