Diario de Pernambuco
Busca

PATRIMÔNIO

Webinário apresentará diagnóstico urbano do sítio histórico da Boa Vista

Publicado em: 25/05/2021 14:23 | Atualizado em: 25/05/2021 15:05

Pátio de Santa Cruz, na Boa Vista (Foto: Nando Chiappetta/DP)
Pátio de Santa Cruz, na Boa Vista (Foto: Nando Chiappetta/DP)

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE) realiza, nesta quinta-feira (27), mais uma edição dos webnários que vem promovendo sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês. Desta vez, o encontro terá a apresentação da palestra Diagnóstico urbano do sítio histórico da Boa Vista, feita pela arquiteta Larissa Menezes. O vídeo da palestra estará disponível no Youtube da Secretaria Estadual de Cultura (youtube.com/secultpe).

Dentre os convidados estão diversos agentes da preservação do patrimônio, tanto de instituições governamentais como de uma rede formada por universidades, a exemplo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
 
"O intuito do Conselho com os webnários é fomentar espaço de debate sobre as políticas patrimoniais e gestão cultural. Assim, abrimos espaço para que toda sociedade pernambucana possa acompanhar nossas ações através das sessões que serão disponibilizadas numa série exclusiva no Youtube da Secretaria de Cultura de Pernambuco", destaca Cássio Raniere, presidente do CEPPC/PE.
 
Segundo Larissa Menezes, a palestra se baseia numa série de diagnósticos de todas as Zonas Especiais de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural (ZEPH). "A elaboração desses diagnósticos é uma das ações estratégicas do Plano de Preservação do Patrimônio Cultural do Recife, que deve integrar o sistema de planejamento territorial e urbano da cidade, contribuindo para firmar uma visão de cidade sustentável, inclusiva e de alta qualidade ambiental" destaca a arquiteta.
 
O Plano de Preservação do Patrimônio Cultural tem como objetivo geral definir a Política Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural do Recife, através do estabelecimento de um conjunto de objetivos, metas e diretrizes que expressem o entendimento do governo local e dos agentes sociais e institucionais quanto à orientação do planejamento urbano. O Sítio Histórico do bairro da Boa Vista foi classificado na categoria de Conjuntos Antigos, pelo Decreto Nº 11.888 de 1981.
 
Larissa Menezes possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2006) e Mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é Gerente de Planos Estratégicos na Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Prefeitura do Recife (DPPC/ICPS/PCR) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano pela UFPE, onde é membro do Grupo de Estudos do Mercado Fundiário e Imobiliário (GEMFI), fazendo parte da Pesquisa Mercado Imobiliário em Centros Históricos.
 
SERVIÇO
Webnários Avançados do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, com tema Diagnóstico urbano do sítio histórico da Boa Vista, com Larissa Menezes
Onde: Youtube da Secult-PE (youtube.com/secultpe)
Quando: Quinta-feira (27)
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL