Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

VIDEOPOEMA

Videopoema 'Epílogo' relembra a obra do poeta goianense José Torres

Publicado em: 26/05/2021 12:00

A homenagem foi idealizada por Lucas Torres e Ilton Ferreira, sobrinhos do poeta (Foto: Divulgação)
A homenagem foi idealizada por Lucas Torres e Ilton Ferreira, sobrinhos do poeta (Foto: Divulgação)
Escritor, poeta, compositor, jornalista e artista plástico, o goianense José Torres, falecido em 2013, foi um dos grandes fomentadores culturais da Zona da Mata Norte pernambucana nos anos 1970 e 1980. Como forma de homenagem ao seu legado, a produtora Alcalinas Brisadas lança nesta quarta-feira (26) o videopoema Epílogo, com realização na frente e atrás das câmeras pelos sobrinhos do poeta.
 
O vídeo, que fica disponível no Youtube a partir das 16h30, foi gravado na casa em que José viveu, no centro de Goiana. Através de uma interpretação performática, o curta une a frustração dos tempos pandêmicos com a atitude transgressora contida nos poemas de Verso Avesso (1987), primeiro livro do artista, que marcou sua estética provocativa, experimental e trouxe a vida urbana para dentro da cena do interior.
 
Performando em frente da câmera, está o cantor e compositor Lucas Torres. Por trás dela, na direção e edição, o realizador audiovisual Ilton Ferreira, mentor da Alcalinas Brisadas. Irmãos, ambos goianenses, sobrinhos de José, unidos pelo ideal de perpetuar a arte do tio para as novas gerações.
 
“Para mim, o registro desse videopoema faz uma homenagem importante à obra de José Torres, jornalista e poeta com grande contribuição artística em nossa Região. Ele nos inspira e provoca. Além disso, é um registro importante sobre a memória e o pertencimento, por ter sido captado inteiramente dentro do casarão onde ele viveu grande parte da vida e que abriga essa e tantas outras histórias”, comenta Lucas Torres.
 
Epílogo é uma produção da Alcalinas Brisadas , produtora audiovisual de Goiana/PE, e conta com direção de fotografia de Renatto Mendonça, direção de arte de Marcella Oliveira, montagem, edição e trilha sonora de Ilton Ferreira, e interpretação em libras por Jaks produções. O audiovisual foi produzido com incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, através da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Governo de Pernambuco e Governo Federal.
 
SERVIÇO:
Lançamento do videopoema “Epílogo”, em homenagem a José Torres
Quando: Quarta-feira (26), às 16h30.
Onde: No YouTube da produtora Alcalinas Brisadas 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco