Diario de Pernambuco
Busca

HOMENAGEM

Gil do Vigor é homenageado em Paulista e discursa: 'A cachorrada do jovem é estudar'

Publicado em: 08/05/2021 15:13 | Atualizado em: 08/05/2021 16:25

Entre as homenagens, o pernambucano e ex-BBB Gilberto recebeu a mais alta honraria do município, se tornando comendador (Foto: Sandy James/ Esp. DP FOTO)
Entre as homenagens, o pernambucano e ex-BBB Gilberto recebeu a mais alta honraria do município, se tornando comendador (Foto: Sandy James/ Esp. DP FOTO)
Após uma marcante trajetória na 21ª edição do Big Brother Brasil, o pernambucano Gilberto Nogueira, ou “Gil do Vigor”, tem cumprido uma extensa agenda fora da casa. Na manhã deste sábado (8) foi o dia de ser homenageado pela cidade do Paulista, onde mora. Devido ao falecimento de um colega nesta madrugada, o prefeito Yves Ribeiro não pôde comparecer à cerimônia e foi representado pelo seu vice, Dido Vieira. A mesa da coletiva também teve a presença de Dona Jacira, mãe do homenageado, e secretários do município.

A coletiva marcou o retorno de Gilberto ao estado de Pernambuco, depois de mais de três meses de confinamento. Gil foi recebido em meio a aplausos, gritos e fogos de artifício em passeata a caminho do Maria Farinha Praia Hotel, onde aconteceu a solenidade programada para começar às 10h.

Na cerimônia, Gilberto recebeu do Poder Executivo Municipal a mais alta honraria da cidade do Paulista: a Comenda Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro. A medalha foi entregue pelas mãos de Dido Vieira, que aproveitou para ler o texto preparado pelo prefeito.

“Hoje é um dia de muitas felicidades. Estamos recebendo Gilberto Nogueira, que representou nossa terra com muita alegria e vigor em um programa nacional e de grande visibilidade. Para quem pensa que é só um programa de TV está enganado. Colocar a nossa cidade entre os nomes mais buscados traz visibilidade, aumenta a possibilidade do turismo, visitas de fora e movimenta a economia”, dizia o texto. O gestor lembrou que as menções de Gilberto fizeram crescer as buscas por nomes como “Manepá” e “Janga”.

Gil, nascido em Jaboatão, também recebeu da Câmara de Vereadores o título honorário de Cidadão Paulistense (Foto: Sandy James/ Esp. DP FOTO)
Gil, nascido em Jaboatão, também recebeu da Câmara de Vereadores o título honorário de Cidadão Paulistense (Foto: Sandy James/ Esp. DP FOTO)

Já a Câmara dos Vereadores concedeu a ele o título honorário de Cidadão Paulistense. O vereador Raul Silva, autor do projeto e do voto de aplausos, entregou o documento afirmando que “é um motivo de alegria para todos os paulistenses saber que você é morador e contribuiu com essa cidade, direta e indiretamente”. Gil nasceu na cidade de Jaboatão dos Guararapes, mas reside no bairro do Janga, perto da estrada de Manepá, em Paulista. Dona Jacira também foi lembrada com um voto de aplausos aprovado pela Câmara.

Durante os paredões enfrentados pelo ex-BBB, a Prefeitura do Paulista chegou a declarar apoio à campanha #FICAGIL em suas redes sociais oficiais. O participante ficou na quarta colocação do reality, tendo sido o último eliminado antes da grande final, mas se consagrou como “um dos maiores personagens na história do programa”, nas falas do apresentador Tiago Leifert.

O cantor paulistense Ed Carlos aproveitou a solenidade para declamar a letra do frevo “Viva a cachorrada”, que compôs para o participante do reality. O artista afirmou que tudo começou com uma brincadeira, mas foi incentivado por sua parceira Edna Lima a criar a canção e já acordou um dia com o refrão em mente. Confira parte da letra:

“Viva a cachorra/ o BBB é nosso também/ Juliette, adoro você/ mas Gil é nosso top trend. Se quer zoada, vai ter zoada/ se quer orgulho, somos orgulho/ ele é bom de tabuada/ e não perde pra basculho”.

Após todas as homenagens, Gilberto finalmente teve o seu momento de fala e aproveitou para fazer um discurso em defesa da educação.

“É muito errado eu ter que correr mais para chegar em algum lugar e alguém ter que correr menos. Acho que a corrida e a caminhada têm que ser iguais para todo mundo. Por que para mim e para alguns tem que ser tão difícil? pegar barro/macaxeira, BRT/CDU, quem passa por isso sabe. Cadê a esperança? cadê a expectativa? Por que eu tenho que chegar cansado na faculdade e o outro descansado? Essa competição é desleal. Isso me frustrava muito, porque parecia que ninguém me ouvia. Eu queria gritar, gritar e ninguém me ouvia, então eu falei: ‘vou ter que gritar na Globo’ porque lá eu vou conseguir falar”.

Doutorando em economia pela UFPE e aprovado para PhD nos EUA, Gilberto foi um exemplo de luta pela educação dentro do reality (Foto: Sandy James/ Esp. DP FOTO)
Doutorando em economia pela UFPE e aprovado para PhD nos EUA, Gilberto foi um exemplo de luta pela educação dentro do reality (Foto: Sandy James/ Esp. DP FOTO)

“Eu agradeço a Deus por ter tido essa oportunidade. Eu, na verdade, sou igual a todo mundo. O que vocês estão vendo em mim é o que vocês são também, porque ninguém é perfeito, ninguém sabe tudo, ninguém é melhor do que ninguém. A minha maior conquista é saber que vocês enxergaram que existe agora uma luta para entender que precisamos focar na educação”.

Com sua irreverência de sempre, o economista ainda dançou o seu clássico “tchaki tchaki”, puxou um coro de “Viva a educação” e disse que precisamos acabar com a pobreza. “E vamos fazer cachorrada sim, e a cachorrada do jovem é estudar!”, finalizou o doutorando.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL