Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MÚSICA

Trio As Januárias reflete sobre protagonismo feminino no forró em live do Cais do Sertão

Publicado em: 28/04/2021 18:24

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

O quadro semanal Conexão Cais, do Centro Cultural Cais do Sertão, recebe o trio pernambucano As Januárias nesta quinta-feira (29), às 17h, no Instagram do museu (@caisdosertao). O músico e educador Diogo do Monte será o responsável por conduzir o bate-papo com as irmãs Mayara Barbosa, Mayra Barbosa e Sidcléia Cavalcanti, que desde 2017 estão na ativa com a missão de trazer uma nova roupagem à instrumentação convencional do forró. Durante a live, as artistas refletem sobre instrumentos musicais, presença feminina na música e inspirações. 

O Conexão Cais é um quadro online de bastante relevância para o Cais do Sertão. Nasceu no início da pandemia e tornou-se responsável por promover o debate e a integração do internauta com os mais variados aspectos da cultura nordestina. Em atividade há mais de um ano, o programa promoveu interlocução do museu com uma gama de artistas e pesquisadores.

"O Conexão Cais surgiu em uma fase que precisávamos estabelecer conexões com o nosso visitante a partir das redes sociais. Ao longo desse período, foi importante acompanhar a repercussão do quadro e da contribuição massiva para a reflexão e o debate acerca da arte em todo o território pernambucano", analisa a gestora do Cais do Sertão, Maria Rosa Maia.

"Buscamos com este projeto formado por mulheres exaltar a força e o protagonismo feminino em um meio ainda predominantemente masculino, como o forró. O nosso trabalho tem como base a contribuição das grandes intérpretes e compositoras que abriram os caminhos do forró e da música regional para as mulheres, entre elas Marinês, Anastácia, Elba Ramalho, Clemilda, Lia de Itamaracá e Selma do Coco", comenta Mayra.

O Cais do Sertão é um equipamento administrado pela Empetur e segue fechado para visitação presencial, em respeito às medidas de controle ao novo coronavírus determinadas pelo Governo de Pernambuco.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: dicas para destravar sua criatividade e ampliar a percepção
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 10/05
Gil do Vigor é recebido com festa da população e honraria em Paulista
Imunização para gestantes começa a ser liberada, mas ainda gera dúvidas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco