Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

GOVERNO

Secult-PE promove atendimento online sobre Registro do Patrimônio Vivo

Publicado em: 15/04/2021 14:23 | Atualizado em: 15/04/2021 15:29

Sociedade Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira, eleito Patrimônio Vivo em 2019 (Foto: André Sampaio/Divulgação)
Sociedade Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira, eleito Patrimônio Vivo em 2019 (Foto: André Sampaio/Divulgação)

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) vão promover dois encontros virtuais para esclarecer dúvidas sobre as inscrições no Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE). Os encontros serão realizados nos dias 19 (das 10h às 12h e das 15h às 17h) e 26 de abril (das 15h às 17h), por meio do Google Meet – não será necessário inscrição prévia e os links nos dias e horários desejados estão disponíveis abaixo.

O edital do RPV-PE, que esse ano chega a sua 16ª edição, apresenta como principal mudança o formato de recebimento das inscrições, que devem ser feita exclusivamente on-line por meio da Plataforma Prosas.

Durante os encontros, candidatos, entidades proponentes e demais participantes interessados poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre a documentação obrigatória e sobre o processo de inscrição de candidaturas no RPV-PE. A Iniciativa é da Gerência-Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe, que irá mediar os debates.

Registro do Patrimônio Vivo – Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secult-PE/Fundarpe, o edital tem o objetivo de reconhecer e apoiar mestres, mestras e grupos da cultura tradicional e popular de Pernambuco, o valor do seu legado e sua contribuição para a transmissão desses conhecimentos para pessoas de gerações mais novas, a fim de que mantenham os saberes e fazeres dos mais antigos.

Com incentivo do, o RPV-PE tem por finalidade o apoio financeiro e a preservação dos modos de fazer, técnicas e saberes da cultura tradicional ou popular pernambucana mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos pelos Patrimônios Vivos. O edital é destinado à pessoa física ou jurídica, sem fins lucrativos, e de natureza cultural.

O Registro do Patrimônio Vivo também busca estimular e proteger iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sociocultural e profissional dos mestres e das mestras e grupos culturais, tradicionais e populares de Pernambuco, além de levar a transmissão de seus conhecimentos e técnicas para alunos ou aprendizes, por meio de programas de ensino apoiados ou executados pela Secult-PE e Fundarpe.

SERVIÇO
Birô de atendimento sobre o Edital do RPV PE - 2021 | Via Google Meet
Quando: 19 de abril de 2021 (segunda-feira), das 10h às 12h / das 15h às 17
Onde: meet.google.com/vpb-ieap-bqw

Quando: Dia 26 de abril de 2021 (segunda-feira), das 15h às 17h
Onde: meet.google.com/jwk-uxub-ekg

Mais informações: patrimoniovivope@gmail.com
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Imunização para gestantes começa a ser liberada, mas ainda gera dúvidas
Resumo da semana: briga por terceira via em 2022, adeus a Paulo Gustavo e vacinação de gestantes
ONU pede  investigação independente sobre chacina no Rio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 07/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco