Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

PERNAMBUCO

Projeto promove imersão virtual em espaços culturais do Centro do Recife

Publicado em: 27/04/2021 13:54 | Atualizado em: 28/04/2021 16:43

Cinema São Luiz é um dos equipamentos contemplados (Foto: PorDentro.ID/Divulgação)
Cinema São Luiz é um dos equipamentos contemplados (Foto: PorDentro.ID/Divulgação)

O projeto PorDentro.ID - Imersão Digital em Espaços Culturais e Criativos vem construindo experiências de visitação online com imersão em 360º para equipamentos culturais do Centro do Recife. Por ora, são eles: Cinema São Luiz, Casarão Magiluth, Casa Capitão, Casa Ceça e o Espaço Criadouro. Esses registros podem ser conferidos pelo canal do YouTube do projeto. Nos vídeos, o público participa de uma visita guiada que conta a história, a arquitetura e outras particulares do local, tendo ainda a possibilidade de direcionar o olhar ao interagir com o vídeo, que pode ser feito girando o celular ou deslizando a imagem na tela. 

Concebido por Renata Gamelo ao lado de Zaca de Arruda e Arthur Braga, o projeto vem semanalmente lançando essas visitações online, finalizando na próxima sexta-feira (30) com uma live especial. A captação é feita com uma câmera omnidirecional, responsável pelos registros em 360º, também conhecidos como vídeos imersivos. Tal ferramenta já é amplamente utilizada no meio publicitário, imobiliário e na área de tecnologias de realidade aumentada.

Nesta quarta-feira (28), às 18h30 será disponibilizado o último registro desta primeira leva de vídeos imersivos, trazendo o espaço colaborativo de empreendimentos criativos Criadouro, acompanhado na quinta-feira (29) pela última da série de lives no Instagram com os representantes dos espaços. Já na próxima sexta-feira (30), será realizada uma live oficial de encerramento, com os idealizadores fazendo um balanço do trabalho e falando dos planos futuros da iniciativa. A conversa será no Youtube do projeto: Por Dentro Imersão Digital, também às 18h30. 

Em entrevista ao Viver, Renata explicou que existem duas perspectivas importantes ao continuar promovendo essa visitação no modelo virtual: “pro público é uma amenização da distância e uma reconexão com os afetos que este espaço gera ou uma descoberta de um espaço que não conhecia e que visitará presencialmente assim que possível. E quanto aos espaços é um estímulo a mais para gerar engajamento e dados para o órgão que o administra sobre a sua importância”.
 
A designer reconhece que existem camadas (olfativa, tátil e sonora) no presencial que ainda são perdidas nessa transposição, mas pontua como a aplicação da tecnologia para o uso prático e em benefício da sociedade é uma forma de redescobrir nossa relação com a arte. “Nada vai substituir essa experiência mais rica em sentidos do presencial, mas um virtual imersivo pode atenuar e provocar novas possibilidades de interação”.
 
“Imagina se o cinema faz uma projeção ou o teatro faz uma peça ao vivo com transmissão em 360º e o pipoqueiro que faz ponto lá na frente entrega uma pipoca no delivery e podemos assistir em casa? Pode ser uma forma alternativa de viabilizar a venda da pipoca e do ingresso a partir da nostalgia da experiência real”, reflete Renata.

Essa primeira etapa da iniciativa é financiada pelo edital de Criação, Fruição e Difusão da Lei Aldir Blanc Pernambuco. O PorDentro.ID abraça a proposta do edital em criar projetos acessíveis nos tempos complicados impostos pela pandemia. Os planos de continuidade e de desdobramentos incluem um roteiro turístico audioguiado da La Ursa Tours, empresa de turismo e mobilidade ativa da qual Renata é sócia, planejado para ser lançado no próximo mês, que tem os equipamentos registrados pelo projeto como pontos relevantes do percurso.

SERVIÇO
Live de lançamento do projeto PorDentro.ID
Quando: sexta-feira (30), às 18h30
Onde: canal do YouTube Por Dentro Imersão Digital
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
ONU pede  investigação independente sobre chacina no Rio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 07/05
Teich vincula renúncia à pressão de Bolsonaro para usar cloroquina
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 06/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco