Viver
PERNAMBUCO
Projeto promove imersão virtual em espaços culturais do Centro do Recife
Publicado: 27/04/2021 às 13:54

Cinema São Luiz é um dos equipamentos contemplados/Foto: PorDentro.ID/Divulgação
O projeto PorDentro.ID - Imersão Digital em Espaços Culturais e Criativos vem construindo experiências de visitação online com imersão em 360º para equipamentos culturais do Centro do Recife. Por ora, são eles: Cinema São Luiz, Casarão Magiluth, Casa Capitão, Casa Ceça e o Espaço Criadouro. Esses registros podem ser conferidos pelo canal do YouTube do projeto. Nos vídeos, o público participa de uma visita guiada que conta a história, a arquitetura e outras particulares do local, tendo ainda a possibilidade de direcionar o olhar ao interagir com o vídeo, que pode ser feito girando o celular ou deslizando a imagem na tela.
Concebido por Renata Gamelo ao lado de Zaca de Arruda e Arthur Braga, o projeto vem semanalmente lançando essas visitações online, finalizando na próxima sexta-feira (30) com uma live especial. A captação é feita com uma câmera omnidirecional, responsável pelos registros em 360º, também conhecidos como vídeos imersivos. Tal ferramenta já é amplamente utilizada no meio publicitário, imobiliário e na área de tecnologias de realidade aumentada.
Nesta quarta-feira (28), às 18h30 será disponibilizado o último registro desta primeira leva de vídeos imersivos, trazendo o espaço colaborativo de empreendimentos criativos Criadouro, acompanhado na quinta-feira (29) pela última da série de lives no Instagram com os representantes dos espaços. Já na próxima sexta-feira (30), será realizada uma live oficial de encerramento, com os idealizadores fazendo um balanço do trabalho e falando dos planos futuros da iniciativa. A conversa será no Youtube do projeto: Por Dentro Imersão Digital, também às 18h30.
Em entrevista ao Viver, Renata explicou que existem duas perspectivas importantes ao continuar promovendo essa visitação no modelo virtual: “pro público é uma amenização da distância e uma reconexão com os afetos que este espaço gera ou uma descoberta de um espaço que não conhecia e que visitará presencialmente assim que possível. E quanto aos espaços é um estímulo a mais para gerar engajamento e dados para o órgão que o administra sobre a sua importância”.
A designer reconhece que existem camadas (olfativa, tátil e sonora) no presencial que ainda são perdidas nessa transposição, mas pontua como a aplicação da tecnologia para o uso prático e em benefício da sociedade é uma forma de redescobrir nossa relação com a arte. “Nada vai substituir essa experiência mais rica em sentidos do presencial, mas um virtual imersivo pode atenuar e provocar novas possibilidades de interação”.
“Imagina se o cinema faz uma projeção ou o teatro faz uma peça ao vivo com transmissão em 360º e o pipoqueiro que faz ponto lá na frente entrega uma pipoca no delivery e podemos assistir em casa? Pode ser uma forma alternativa de viabilizar a venda da pipoca e do ingresso a partir da nostalgia da experiência real”, reflete Renata.
Essa primeira etapa da iniciativa é financiada pelo edital de Criação, Fruição e Difusão da Lei Aldir Blanc Pernambuco. O PorDentro.ID abraça a proposta do edital em criar projetos acessíveis nos tempos complicados impostos pela pandemia. Os planos de continuidade e de desdobramentos incluem um roteiro turístico audioguiado da La Ursa Tours, empresa de turismo e mobilidade ativa da qual Renata é sócia, planejado para ser lançado no próximo mês, que tem os equipamentos registrados pelo projeto como pontos relevantes do percurso.
SERVIÇO
Live de lançamento do projeto PorDentro.ID
Quando: sexta-feira (30), às 18h30
Onde: canal do YouTube Por Dentro Imersão Digital
Quanto: Gratuito
Últimas

Mais Lidas
