Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MÚSICA

Pernambucano PC Silva lança canção sobre momento político e escândalos dos Bolsonaro

Publicado em: 16/04/2021 17:10

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

O cantor, compositor e instrumentista pernambucano lançou, nesta sexta-feira (16), uma canção acompanhada por clipe que faz um reflexão crítica sobre o momento político do país, com várias referências a episódios controversos envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, o seu governo e a sua família. Intitulada Loja de Chocolate, uma referência à investigação de lavagem de dinheiro operada em uma empresa do senador Flávio Bolsonaro, a canção traz os acontecimentos com uma linguagem habitual do artista: com leveza poética e instrumental orgânica, que remete às músicas de protesto da década de 1960 e 1970 para abordar a atual vida pública brasileira.

A faixa vai tratar desde questões mais satíricas, como num verso sobre “refeição composta com cream cracker e leite condensado”, até problemas graves como a negação à ciência que agravou a crise sanitária causada pela pandemia. O encerramento da canção faz alusão aos livros de história, vislumbrando um futuro sobre o qual o artista mantém boas expectativas. Continua após o vídeo


"O país parece uma grande mentira diária. Uma grandiosa e impossível realidade às claras, à luz do dia e à queima roupa. Absurdos sempre existiram ao longo da história política",  diz o artista de 39 anos, natural de Serra Talhada, no Sertão. "Acredito que nunca houve tanta verbalização desses absurdos por parte de um governo, pelo menos não em tempos de democracia vigente. A sensação é de um cansaço mental e que, apesar dele, é necessário remar, pois não há outra opção. É preciso encontrar terra firme novamente para esse país levantar a cabeça."

A pré-produção da música foi feita em casa pelo próprio PC Silva, no Recife. Ele gravou voz e violão e convidou Rostan Junior (bateria), Gilú Amaral (percussão) e Thiago Rad (guitarra e baixo) para completar a canção, cada instrumento separadamente, no Estúdio Carranca. A pós-produção (mixagem e masterização) foi feita remotamente por Vinicius Aquino.

"Vivemos dias em que presenciamos retrocessos imensos e é por isso também que lanço essa música. Para que ela possa se juntar ao coro de indignação que boa parte da sociedade vem trazendo mais recentemente”, continua o artista."

Loja de chocolate é o segundo single de PC Silva desde o lançamento do disco Amor, Saudade e Tempo, com canções autorais costuradas pela tríade temática que intitula o álbum compostas ao longo de uma década de trabalhos individuais, com a bandavoou e na mostra coletiva Reverbo. Com as participações das cantoras Mônica Salmaso e Ceumar e do instrumentista Lui Coimbra, o álbum tem 11 faixas e está disponível nas principais plataformas digitais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Air France e Airbus serão julgadas pelo voo 447 Rio-Paris
Manhã na Clube com Rhaldney Santos -  12/05
Anvisa recomenda suspender vacinação da AstraZeneca para grávidas
Anticorpos contra Covid-19 permanecem no sangue por pelo menos oito meses
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco