Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

TEATRO

Pesquisador do teatro pernambucano Leidson Ferraz realiza webinário

Publicado em: 23/03/2021 12:55

Leidson Ferraz com livros do Projeto Memórias da Cena Pernambucana (Foto: R. Dias/Divulgação
)
Leidson Ferraz com livros do Projeto Memórias da Cena Pernambucana (Foto: R. Dias/Divulgação )

O pesquisador do teatro pernambucano Leidson Ferraz realizará neste sábado (27) e domingo (28), de 14h30 a 17h30, o webinário Estudantes no Teatro: conexões históricas da cena nacional à pernambucana. O encontro será na plataforma Google Meet. Não há restrição de número de participantes (maiores de 12 anos). As inscrições já estão abertas. Para se inscrever gratuitamente, basta clicar aqui. O evento faz parte do Festival Estudantil de Teatro e Dança (FETED) – Edição Live Retrospectiva, que ocorre entre 25 de março a 4 de abril.

A intenção é abordar a formação dos primeiros grupos de teatro no país, com visibilidade nacional, compostos por estudantes, a exemplo do Teatro do Estudante do Brasil (TEB), ideia do diplomata e teatrólogo Paschoal Carlos Magno em 1938, no Rio de Janeiro, e, com foco no Recife, o Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP), que nasceu em 1940 pelo estímulo daquela iniciativa, mas ganhou ainda mais compromisso temático, formal e estético quando Hermilo Borba Filho passou a dirigi-lo em 1946, com um repertório de peças que dialogavam não só com os clássicos da dramaturgia universal, mas também com as manifestações da cultura popular nordestina. 

O Festival Estudantil de Teatro e Dança (FETED) - Edição Live Retrospectiva vai ter ainda a exibição, pelo YouTube, de 25 a 28 de março, de oito espetáculos: 6 de Pernambuco e 2 de fora do estado, mas dirigidos por pernambucanos que passaram pelo FETED, além de uma oficina de luz com Eron Villar no dia 03 de abril de 2021, tudo com apoio da Lei Aldir Blanc. Acompanhe mais pelas redes sociais do Festival Estudantil de Teatro e Dança: (YouTube –  e Facebook).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Cacique Raoni pede ao presidente dos EUA que ignore Jair Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 16/04
Carta aberta pede quebra de patentes de vacinas de Covid-19
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco