Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MÚSICA

Pernambucana Maria Flor apresenta canções autorais no projeto Prelúdio

Publicado em: 26/03/2021 19:55

 (Foto: Luara Olívia/Divulgação)
Foto: Luara Olívia/Divulgação

A multiartista pernambucana Maria Flor apresenta ao público os primeiros registros do seu trabalho solo ao lançar as canções Status, disponível desde o dia 24 de março, e Cor de Maria, que será lançada no dia 31. Ambas chegam acompanhadas pelo registro audiovisual do processo de gravação.
 
As faixas passeiam entre o erudito (construção das composições e arranjos, elaborados e definidos a partir da sua experiência de estudo no Conservatório Pernambucano de Música) e o popular (vivência de Maria Flor nas manifestações de tradição popular). A formação instrumental em violoncelo, contrabaixo acústico, guitarra semiacústica e bateria serve como um elo entre esses dois elementos. 

"Eu busco fazer música trabalhando a lapidação dos arranjos, da instrumentação e da minha voz. Minhas influências são pessoas que têm essa característica na maneira de trabalhar, a exemplo de Henrique Albino, que escreveu os arranjos para essas duas canções, e Surama Ramos, que cuidou da minha preparação vocal. Para mim é importante trazer isso", afirma Maria Flor.

Nos dois singles reunidos no projeto Prelúdio, Maria Flor mostra a sua versatilidade enquanto compositora. Em Cor de Maria, traz uma sonoridade mais pop e uma melodia mais doce com uma letra potente inspirada em suas experiências e reflexões sobre a vida. Em Status, traz um arranjo mais complexo, contemporâneo e "jazzístico", acompanhado de uma letra crítica à forma como parte da sociedade lida com as redes sociais.

A artista começou a amadurecer o repertório de sua carreira solo em 2018. Foi compondo letras e experimentando partes do novo repertório em apresentações no projeto Música no Vão, do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), e no Café Liberal, em Pernambuco. Esse processo de criação, no entanto, precisou passar por mudanças por causa da pandemia de Covid-19.

A gravação e o lançamento são etapas do projeto Prelúdio, realizado com apoio da Lei Aldir Blanc, através do Edital de Criação, Fruição e Difusão LAB PE, lançado pela Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco.

Assista ao clipe de Status:


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Família Floyd volta a respirar: policial é condenado pela morte de homem negro
Posse e compra de armas de fogo geram polêmica entre autoridades e população
Liberdade de imprensa piora no Brasil de Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 20/04
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco