Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MARACATU

Festival Festa da Alvorada celebra baque solto com oficinas e shows on-line

Publicado em: 23/03/2021 19:18 | Atualizado em: 23/03/2021 20:05

A programação terá com roda de conversa com artistas da Zona da Mata Norte e de outras regiões do estado (Foto: Divulgação)
A programação terá com roda de conversa com artistas da Zona da Mata Norte e de outras regiões do estado (Foto: Divulgação)


O Maracatu de Baque Solto será reverenciado nesta quarta-feira (24) na 6ª edição do Festival Festa da Alvorada - Ensaio do Maracatu Estrela Brilhante, pela primeira vez em formato virtual. O evento surgiu em 2015, com o intuito de celebrar o fim da restrição judicial que impedia que grupos de maracatus rurais de promoverem sambadas com mestres e brincantes até às cinco da manhã em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte e em todo o estado.

Neste ano, participam oito atrações ligadas à cultura popular pernambucana, com destaque para os shows de Siba Veloso, Mestre Bi e Mestre Nico. Também serão realizadas rodas de diálogo e vídeoaula de percussão. O festival será transmitido a partir das 20h, no canal do YouTube.


"É um festival de resistência, que surgiu em resposta à lei que impedia os brincantes de seguirem com as festas até o nascer do dia. E essa é a primeira vez que fazemos em formato virtual", conta o músico Mestre Bi, integrante da Maracatu Estrela Brilhante. Entre os anos de 2012 a 2013, os grupos de baque solto foram obrigados a concluir suas apresentações até às duas da manhã, sob pena de serem punidos judicialmente e de serem recolhidos pela polícia para delegacia, medida que colocava em risco a manutenção da preservação histórica e cultural da manifestação.

"Estamos com as maiores expectativas possíveis de fazer um grande evento e o público está nos esperando", adianta Bi. O festival terá como cenário o engenho Poço Comprido, na Zona Rural de Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O local é único remanescente do século 18 no estado, com tombamento federal, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A gravação obedeceu a todos os protocolos sanitários contra o novo coronavírus, com distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel. "A maior dificuldade que sentimos nessa adaptação para show virtual é a falta do calor humano, gostamos de ter o público perto, para dançar, cantar e curtir a sambada, mas como não é possível, tomamos todos os cuidados e montamos uma estrutura bacana, com recursos para fazer uma ótima apresentação", detalha Mestre Bi.

Siba e a Fuloresta são destaque na grade musical do evento (Foto: Divulgação)
Siba e a Fuloresta são destaque na grade musical do evento (Foto: Divulgação)


O projeto conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc. O palco virtual abrigará shows do Maracatu Estrela Brilhante com o mestre Bi, Siba e a Fuloresta, Coco do Mestre Nico, Coco de Fulô e o músico Nailson Vieira, representantes de Nazaré da Mata. Além da Ciranda Rainha Pernambucana e Ciranda Caboclo, da Lagoa de Itaenga; e Ciranda Rosa Branca, de Surubim. A programação conta, ainda, uma roda de conversa com artistas da Zona da Mata Norte e de outras regiões do estado, como Mestre Barachinha, do Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires; e Mestre João Paulo do Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata.

Também será ofertada uma vídeoaula sobre a musicalidade do maracatu rural, dando ênfase às funções dos instrumentos de sopro e de percussão que compõem o terno. A formação é ministrada pelo músico Ronaldo Souza e integrantes do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, e visa contribuir para a memória, tradição e cultura popular pernambucana.

SERVIÇO
Festival Festa da Alvorada - Ensaio do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata

Quando: nesta quarta-feira (24), às 20h
Onde: Canal do YouTube do Maracatu Estrela Brilhante

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Cacique Raoni pede ao presidente dos EUA que ignore Jair Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 16/04
Carta aberta pede quebra de patentes de vacinas de Covid-19
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco