Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MÚSICA

Festival Coquetel Molotov lança revista virtual com mais de 40 conteúdos

Publicado em: 25/03/2021 16:51 | Atualizado em: 25/03/2021 20:46

Conteúdos da DJ Karla Gnom, do cantor Afroito e do jornalista Emannuel Bento integram a programação (Foto: Will Souza, Bernardo e Divulgação)
Conteúdos da DJ Karla Gnom, do cantor Afroito e do jornalista Emannuel Bento integram a programação (Foto: Will Souza, Bernardo e Divulgação)

Hoje conhecido como um dos principais festivais de música independente do país, o Coquetel Molotov iniciou a sua trajetória sendo um programa de rádio e por um curto período também lançou uma revista impressa com conteúdo sobre música alternativa. Por isso, a nova edição do Coquetel Molotov.EXE é como uma volta às raízes por apostar no formato de revista digital. Com mais de 40 atrações, o projeto será lançado nesta segunda-feira (29) no endereço www.coquetelmolotov.com.br/exe, agregando performances musicais e artísticas, clipes, artigos, oficinas, masterclasses gratuitas, sets musicais e artes de wallpaper.

O Coquetel.EXE foi criado em 2020 como um evento virtual para possibilitar a fruição de shows na pandemia, sendo realizado inicialmente com três palcos virtuais pelo Zoom. A ideia de transformá-lo em uma revista digital surgiu como uma tentativa de não repetir o famoso modelo de lives. A atual edição foi contemplada pela Lei Aldir Blanc em Pernambuco e pelo patrocínio do Prêmio Funarte Festivais de Música 2020, com parceria da Mídia Ninja, S.O.M., Abrafin e realização da Coda Produções.

O edital de chamada para a edição contou com mais de 200 inscritos, com seleção realizada pela curadoria do festival em parceria com a artista e pesquisadora audiovisual pernambucana Libra Lima. "Pensamos como poderíamos utilizar dessa plataforma para criar uma experiência cultural e de trabalhos artísticos, com novas perspectivas e artistas que sempre trouxeram novas maneiras de elaborar", explicou Libra, em coletiva de imprensa virtual na última quarta-feira (24). "Decidimos explorar diversas áreas: o visual, o corpo, a manipulação de imagens, a mistura do eletrônico com o percussivo na música. Conseguimos encontrar artistas que tivessem discursos emergentes, com multiplicidade".
 
No âmbito da música, o site traz um clipe de Urias com João Arraes, um filme musical de Vitor Araújo feito pelo cineasta pernambucano Pedro Maia de Brito, uma performance ao vivo do pernambucano Jáder, um encontro entre o goiano Benze Ferraz e o pernambucano Tagore, um projeto autoral da DJ Karla Gnom com participações de Bione e Lety, entre outros.

Entre as obras audiovisuais, existem vídeos como o do músico Thiago Pethit, vídeo/oficina em que ensina técnicas de preparação, respiração e expressão corporal para apresentações em público, da dançarina Flávia Pinheiro em video/performance inédito em parceria com Francisco Baccaro, e do pernambucano Cassio Oli, que se juntou ao artista Gools para criar um jogo-clipe.

Também existem trabalhos de uma categoria chamada "trabalhos híbridos". O artista visual Gabriel Rolim apresenta técnicas de pesquisa e síntese visual digital a partir de um material criado pela artista Eerie Please. O projeto fotográfico e poético Medo de Tentar, do artista Bisoro, une texto e imagem para apresentar uma atmosfera contemplativa de espaços urbanos durante o início da pandemia no Recife. Jeane Vitória é uma artista visual que se apresenta através de sua persona, Apofenica, usando GIFs.

Afroito, Aurora Jamelo e Jorja Moura, Babi Jaques e Lasserre, Jeane Vitória, DJ Incidental, DJ Punny, Evelli Eller, Hanni Palecter, Inaê Silva, JEAN, Kleber de Oliveira, Matheus de Bezerra, fffluxus, Okado do Canal e RENNA são alguns outros artistas da programação. Além do apelo imagético e sonoro, o projeto contempla textos de rac quel, Lenne Ferreira, Ariana Nuala, Arthur Cobat e Emannuel Bento, que integra a equipe de reportagem do Diario, sobre diferentes temas comportamentais ligados à cultura contemporânea. Esses textos podem ser ouvidos na própria página.

"O Coquetel Molotov sempre procurou ser uma vitrine para novos nomes, dando espaço para as cenas que nutrem esse festival. E diante dessa efervescência, nos preocupamos em continuar criando ações mais afirmativas para esse terceiro projeto online. Esse formato de revista acabou sendo muito instigante para mim, pois nos fez voltar para a essência do Coquetel", disse Ana Garcia, diretora do festival.

Confira a lista de artistas e obras disponíveis na revista do 2º CoquetelMolotov.EXE:
 
1. Afroito - Menga Session
2. Aoruaura - Indução ao processo de autodesconhecimento 00001
3. Apofenica - Apofenia
4. Ariana Nuala - desenhando feitiço com os pés
5. Arthur Cobat - Música e audiovisual na era do documental
6. Aurora Jamelo e Jorja Moura - Espelhos
7. Babi Jaques e Lasserre - Girassóis - Prelúdio
8. Benkes - Benkes et Tagoretinga
9. Bisoro - Medo de tentar
10. Cassio Oli e Gools - Jogo Pato Rouco
11. Cherolainne - Introdução ao DJ Set
12. DJ Incidental - Música Incidental
13. DJ Punny - Castelo&Safadeza
14. Eerie Please - Soothing Pain por Gabriel Rolim
15. Emannuel Bento - O Legado da Misty, a primeira grande boate LGBT do Recife
16. Enantios Dromos - ESO ESTA SABROSO #LIMITROFETELEVISION
17. Evelli Eller - Evelli Eller em capas de terra negra
18. fffluxus - Hipnos
19. Flavia Pinheiro - To Become
20. Hanni Palecter - O Formidável Deleite Audiovisual de Hanni Palecter - Parte 1
21. Igreja Universsauria - Darksocial
22. Inaê Silva - Oficina de Improvisação no Frevo
23. Jáder - Session Molotov.exe
24. JEAN - simulação_231-H264.mov
25. Karla Gnom - Karla Gnom apresenta Hitzada (part. MCs Bione e Lety)
26. Kleber de Oliveira - A escuridão, a caverna, a claridade
27. Lenne Ferreira - "Não me olhe assim, eu sou igual a você" Uma reflexão sobre a origem e os efeitos das “Diss” no universo Hip Hop
28. Matheus de Bezerra - Sobre o amor em Califórnia
29. Okado do Canal - DESAFIO - DJ PHINO VERSOS OKADO DO CANAL
30. Paulete LindaCelva - Mote
31. rac quel - [série de] Reverberações
32. RENNA _ (desc)construção
33. Rollinos - Filtro para Download
34. Rollinos - Oficina de videoclipe com Eerie Please
35. Rollinos - Wallpapers for Download
36. Senta - Senta TV
37. Thiago Pethit - Presença de Palco e Comunicação com Público
38. Um/Quarto - Um/Quarto 360
39. Urias & João Arraes - Foi mal (video arte)
40. Vitor Araújo – Mercúrio

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 19/04
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Resumo da semana: STF mantém anulações de sentenças contra Lula, mais jovens em UTIs e CPI da Covid
Cacique Raoni pede ao presidente dos EUA que ignore Jair Bolsonaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco