Diario de Pernambuco
Busca

ARTE

Festival Bonança promove edição online com música e poesia

Publicado em: 10/03/2021 11:33

A programação conta com Cida Pedrosa, Jorge Filó e Susana Morais, além de Haidée Camelo, Oliveira de Panelas e o trio Em Canto e Poesia.  (Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação, Jan Ribeiro/Divulgação e Divulgação)
A programação conta com Cida Pedrosa, Jorge Filó e Susana Morais, além de Haidée Camelo, Oliveira de Panelas e o trio Em Canto e Poesia. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação, Jan Ribeiro/Divulgação e Divulgação)

Após sete edições presenciais, o Festival Bonança – do Sertão ao Litoral, volta a ser realizado pela primeira vez em formato online, com o intuito de reunir e integrar a comunidade sertaneja de Pernambuco e do Brasil em torno das manifestações culturais do interior do estado. Na programação, expressões artísticas da música e da poesia e ainda uma atividade formativa para poetas. O evento, que acontece no dia 27 de março, às 16h, com transmissão pelo canal da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco no YouTube, conta com nomes como Cida Pedrosa, Jorge Filó, Susana Morais, Haidée Camelo, Oliveira de Panelas e o trio Em Canto e Poesia.

"Queremos proporcionar aos sertanejos que vivem fora de sua terra natal o reencontro com sua poética, além, claro, de apresentar ao público em geral as vivências do Sertão, que merece protagonismo na nossa cultura popular”, explica Rogério Robalinho, curador do festival, que tem realização assinada pela Ideação. O festival, totalmente gratuito, contará com apresentações musicais de Oliveira de Panelas, com voz e viola e 60 anos de cantoria, e também do trio Em Canto e Poesia, composto pelos irmãos Marinho.

Já as apresentações poéticas ficam por conta de Jorge Filó, cordelista, e Cida Pedrosa, poeta que recentemente foi a vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura. Para as ações formativas destinada aos poetas, Edmilson Ferreira comanda a conversa “Desvendando os segredos do repente - aprenda a improvisar com um repentista”, com 1h de duração.

O festival também promove uma roda de conversa com a Cida Pedrosa, a cordelista Susana Morais e a professora Haidée Camelo, mestre em linguística que faz parte do grupo Sete Bocas de Luz, formado por compositores, intérpretes, músicos e poetas que percorrem cidades do interior de Pernambuco e da Paraíba.

A conversa do trio terá como tema o “Grande Sertão: Poesia e Vida”. Existe um ou vários sertões? A partir desse questionamento, a conversa aborda as características de cada microrregião que há dentro do Grande Sertão, que se denominam de acordo com os acidentes geográficos. Assim, temos o Sertão do Araripe, do Moxotó, do Pajeú, do São Francisco.

No entanto, todos eles podem estar perdendo aquelas antigas marcas que ajudaram a definir o Sertão como uma região de vaqueiros, de religiosos populares e de mocinhas ingênuas. De acordo com o trio, talvez as mídias sociais estejam por trás dessas mudanças, que vêm alterando não só a cultura popular, mas também todos os usos e costumes.

Ainda assim, o Sertão do Pajeú mantém a tradição dos poetas, cantadores e violeiros. Mas, há outras reservas? Será que os paredões musicais estão acabando com o xote, xaxado e baião? Ou será que o novo Sertão se modernizou e agora é igual a qualquer outra região? Essas e outras questões serão debatidas na roda de conversa.

O evento, que será apresentado por Tony Oliveira, ainda contará com suporte de acessibilidade para deficientes auditivos, com a presença de intérpretes de libras participando da ação formativa e dos dois recitais da poética nordestina. As edições passadas do Festival Bonança – do Sertão ao Litoral costumavam alcançar um público de mais de 2 mil pessoas por ação, a expectativa é que a edição online consiga superar essa média.

Programação:
Apresentação Musical
Oliveira de Panelas

Roda de Conversa - Grande Sertão
Poesia e Vida, com Cida Pedrosa, Haidée Camelo e Susana Morais

Apresentação Poética
Cida Pedrosa

Apresentação Poética
Jorge Filó

Apresentação Musical
Em Canto e Poesia

Desvendando os segredos do repente
Aprenda a improvisar com um repentista: por Edmilson Ferreira
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL