Viver
TEATRO
Espetáculo virtual revive contexto de censura da peça com mulher trans em Garanhuns
Publicado: 09/03/2021 às 17:34

Grupo Teatro de Fronteira/Foto: Ricardo Maciel/Divulgação
O grupo pernambucano Teatro de Fronteira, que se destaca pela pluralidade e interesses em narrativas de grupos à margem da sociedade, volta a realizar o espetáculo virtual O Evangelho Segundo Vera Cruz, com sessões gratuitas que ocorrem entre 12 e 28 de março, às sextas, sábados e domingos, sempre às 20h, com exibição no canal do YouTube do projeto. A peça já havia sido realizada no ano passado, mas agora retorna com três finais de semana.
A nova grade também contará com uma série de lives. A primeira já ocorre nesta quarta-feira (10), às 19h30, quando o performer, escritor, pesquisador e professor transgênero Ian Habib conversa sobre Perspectivas Anticoloniais sobre a Censura de Corpos Trans nas Artes Cênicas com o ator Dante Olivier, com mediação de Rodrigo Cavalcanti. As demais lives serão anunciadas em breve através do Instagram do grupo, o @teatrodefronteira.
O Evangelho Segundo Vera Cruz, de autoria do dramaturgo e diretor Rodrigo Dourado, recupera os eventos envolvendo a censura ao espetáculo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco, em 2018. O espetáculo foi escalado para a programação do Festival de Inverno de Garanhuns e, por ter uma mulher transexual (a atriz Renata Pinheiro) no papel de Cristo, acabou se tornando alvo de uma série de embates políticos, jurídicos, religiosos e ideológicos.
A experiência de resistência de Renata transformou-se em matéria-prima para a composição dramática do espetáculo do Teatro de Fronteira, premiado durante a última edição do Janeiro de Grandes Espetáculos. O Evangelho Segundo Vera Cruz foi laureado pelas narrativas políticas, ações afirmativas e pelo trabalho voltado a temas LGBTQIA%2b.
O texto de Dourado ficcionaliza os acontecimentos que cercaram aquele momento. Garanhuns aqui é representada por Vera Cruz, uma cidade interiorana que poderia estar em qualquer ponto do Brasil, a partir de uma abordagem épica que busca compreender os vetores de força que operam no tecido social brasileiro e que repercutem, diretamente, nas artes da cena.
A partir da chegada de uma atriz trans em Vera Cruz, a peça busca refletir sobre as potências de dissidência das artes e das subjetividades a partir das vivências de pessoas transgêneros. Por essa razão, o grupo convida os artistas trans Dante Olivier, Elke Falconiere e Joe Andrade para compor o elenco, a fim de dialogar sobre a presença desses corpos/vidas no teatro e no mundo. O espetáculo conta ainda com os atores Jailton Júnior e Rodrigo Cavalvanti.
SERVIÇO
Espetáculo O Evangelho Segundo Vera Cruz
Onde: bit.ly/teatrodefronteira
Quando: de sexta a domingo, até 28 de março, às 20h
Mais informações: @teatrodefronteira (Instagram) e [email protected]
Últimas

Mais Lidas
