Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

DANÇA

'Encontro de Coqueiras' promove atividades virtuais gratuitas para mês das mulheres

Publicado em: 22/03/2021 12:18

O grupo Coco de Oyá, da idealizadora do evento Rafa Ella Nepomuceno, faz a abertura da programação (Foto: Divulgação)
O grupo Coco de Oyá, da idealizadora do evento Rafa Ella Nepomuceno, faz a abertura da programação (Foto: Divulgação)

A grande roda de coco este ano será virtual. Devido às restrições da pandemia, a sétima edição do Encontro de Coqueiras, evento que ocorria presencialmente em São Paulo, acontece em formato online e gratuito durante os dias 25 a 28 de março. Através do canal oficial no youtube, a organização pretende exibir não apenas apresentações artísticas do clássico coco de roda, como também oficinas e debates abertos para todos.

O objetivo do projeto é divulgar as diferentes expressões da cultura do coco de roda (enquanto música, dança e poesia) através de um olhar voltado para as mulheres que participam de cena. Segundo Rafa Ella Nepomuceno, idealizadora do projeto e fundadora de grupos como o Coco de Oyá: “A ideia é conseguir mapear as mulheres que trabalham com a linguagem do coco em todo o Brasil, mas começamos por onde conseguimos, aqui nos nossos arredores. Queremos abrir esse chamado durante o Encontro e conseguir o interesse de novos grupos que não conhecemos ainda para realizar novas edições do evento”. Para a coqueira, “é muito simbólico conseguir realizar esse encontro online e no mês da mulher”. Alguns dos grupos com presença já confirmada são "As Três Marias, o Sol e a Lua", “Coco das Águas Doces” e “Cocomelo Coletivo”, além de nomes em destaque como Martinha do Coco, Renata Rosa e Aurinha do Coco.

O Coco de Roda é uma das mais importantes expressões culturais da região nordeste. Como canto, acredita-se que surgiu como parte da rotina dos tiradores de coco do Submédio São Francisco. Depois foi adquirindo o caráter de dança ao ser inserido nos engenhos da antiga Capitania de Pernambuco como forma de assentar o barro em pisos de terra batida, com influências de batuques africanos e bailados indígenas. Muitas vezes lembrado por ser uma dança coletiva na qual os participantes dão as mãos em um grande círculo, o Coco de Roda é uma forma simbólica de defender a igualdade e os direitos das mulheres, segundo Rafa Ella.

A programação começa na quinta-feira (25) com o show do grupo Coco de Oyá e As Três Marias, o Sol e a Lua, a partir das 20h. No último dia, domingo (28), traz uma roda de conversa sobre “A cultura popular: o pós pandemia”, que pretende debater a permanência dessas expressões culturais apesar das dificuldades de incentivo. O evento é uma produção da Dente de Leão Cultural e conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Ministério do Turismo, Lei Aldir Blanc, entre outros.

 

Confira a programação completa da edição virtual do Encontro de Coqueiras:

25/03 (quinta-feira) - Abertura

20h Show Coco de Oyá (SP) + As Três Marias, o Sol e a Lua (SP)

26/03 (sexta-feira)

16h Oficina “Passo Marcado” com Rafa Ella Nepomuceno (SP)

18h Roda de Conversa “A história do Coco e sua atuação no estado de São Paulo”. Convidadas: Renata Rosa (SP) , Lucila Pop (SP), Joice Temple (SP) e Nega Deza (SP)

20h Show Bloco Eu Acho é Coco! (SP) Coco das Águas Doces (SP) Renata Rosa (SP)

27/03 (sábado)

16h Oficina “Na Linha de Zambi” com Mônica Santos (SP)

18h Roda de Conversa “O papel da mulher na Cultura Popular”. Convidadas: Clarisse Kubrusly (RJ), Renata Amaral (SP), Sandra Maria Luciano (SP) e Beth de Oxum (PE)

20h Show Juremas (SP) Aurinha do Coco (PE) e Semente Crioula (SP)

28/03 (domingo)

14h Oficina de confecção de instrumentos com materiais recicláveis, com Sandra Luciano e Lucila Poppi (SP)

16h Roda de Conversa “A cultura popular: o pós pandemia”. Convidadas: Luana Flores (SP), Monica Santos (SP) , Karina Mitiko (SP) e Marileide Alves (SP)

18h Show Rachada do Coco (SP) Cocomelo Coletivo (SP) Martinha do Coco (GO)

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 14/04
Vacinas da Johnson & Johnson sob investigação por risco de trombose
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 13/04
De 1 a 5: dicas de decoração para repaginar a casa de forma simples e sem gastar muito
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco