Diario de Pernambuco
Busca

AUDIOVISUAL

Com foco na pandemia, série brasileira '5x comédia' estreia no Prime Vídeo

Publicado em: 31/03/2021 08:40 | Atualizado em: 31/03/2021 08:44

Primeira série ficcional brasileira da plataforma tem Gregório Duvivier, Rafael Portugal, Thati Lopes e Yuri Marçal no elenco (Foto: Prime Video/Divulgação)
Primeira série ficcional brasileira da plataforma tem Gregório Duvivier, Rafael Portugal, Thati Lopes e Yuri Marçal no elenco (Foto: Prime Video/Divulgação)

Há um ano, a diretora e cineasta Monique Gardenberg recebeu um convite do estúdio Viacom para propor um conteúdo audiovisual que pudesse ser gravado, de forma remota, por causa da pandemia de Covid-19. Ela logo pensou em um dos projetos mais bem-sucedidos dos palcos, a peça 5x comédia, criada nos anos 1990, que aposta em esquetes de humor e um variado elenco de atores. Desde a última sexta-feira, a versão seriada do projeto está disponível no serviço de streaming da Amazon, o Prime Vídeo, se tornando a primeira série ficcional brasileira original da plataforma.

“Foi realmente um desafio imenso. Fiquei num estado mental hiperativo e, naquela noite (da ideia do projeto), tive as cinco histórias. Não dormi. Acho que a angústia era tão grande, e a ideia de se colocar e observar muito o outro me ajudou”, lembra Monique Gardenberg em coletiva de imprensa. Assim nasceram os cinco roteiros independentes que integram a primeira temporada de 5x comédia em versão para o streaming.

Todos os episódios têm a pandemia como temática. Monique imaginou diferentes situações do isolamento social, desde o homem hipocondríaco, que separa toda a família numa casa, até o investidor do mercado financeiro, que pouco se importa com o porteiro do prédio. Essas histórias estão ambientadas numa atmosfera cômica, mas nem por isso deixam de ser tocantes, dramáticas e respeitosas com a tragédia sanitária que vive o mundo.



“Fui me colocando no lugar de muita gente para criar essa série. Ela tem uma coisa muito responsável. Vejo a comédia com uma função corretiva. Com graça e com jeito, ela coloca um espelho diante da sociedade e ali está refletindo tudo, tanto sua graça como sua feiura e desatinos. Esse foi o meu norte, usar a comédia como uma chave de uma crítica impiedosa”, comenta.

Elenco
O ator Gregório Duvivier é o protagonista do primeiro episódio, que acompanha um homem hipocondríaco que se isola da própria família, em outro quarto, com medo do vírus. “São histórias de pandemia muito diferentes dos estereótipos. Tem muitas quarentenas dentro da quarentena. Tudo está retratado (em 5x comédia). Não são as mesmas cinco histórias nem as histórias que estamos vendo por aí. Falar da pandemia também é falar de solidão, solidariedade, família, amor, morte”, avalia.

Gabriel Godoy está no segundo episódio, que retrata a situação do investidor e do porteiro que acaba fazendo tudo para o “patrão” e se arriscando nas ruas. “Acho sensacional a forma como a série consegue, de uma forma cômica e leve, dar uma porrada de uma reflexão. Acho que é muito importante para as pessoas verem e pensarem”, comenta.

O elenco conta, ainda, com Katiuscia Canoro, Martha Nowill, Rafael Portugal, Roberta Rodrigues, Samantha Schmütz, Thati Lopes e Yuri Marçal. Além de Monique, a direção tem Charly Braun, Pedro Coutinho e Rafael Primot. As gravações aconteceram todas de forma remota, sem que os atores se encontrassem.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL