Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

LITERATURA

Pernambucano Israel Pinheiro analisa Nordeste em novo livro de contos

Publicado em: 10/02/2021 12:13

 (Fotos: Divulgação)
Fotos: Divulgação

 

O impacto das transformações culturais, políticas e econômicas em Pernambuco é o tema do livro de contos Um deus que não passeia sobre as águas, escrito pelo pernambucano Israel Pinheiro. A obra reflete sobre a realidade das periferias, sentimentos contraditórios inerentes ao homem, ambição, crítica ao sistema político e pluralidade. O livro custa R$ 40 e está à venda nas livrarias.

No livro, o escritor apresenta seis contos contemporâneos que retratam, sob o prisma do indivíduo, o peso e o impacto das transformações culturais e econômicas da atualidade. Dando um destaque sobretudo às belezas naturais de Recife e Olinda, mas também uma visão das duas cidades a partir das bordas, por pessoas postas à margem. Nesta obra, Israel Pinheiro constrói a vida periférica e, particularmente, os sentimentos daqueles que nela habitam.

Nos contos não há presença de uma humanidade idealizada, os bons e os maus habitam o mesmo lugar. Todas as histórias mostram a realidade de sentimentos egoístas e imoralidade, além de apresentar um olhar refinado para expressar as pequenas sutilezas da alma humana.

 

Com o objetivo de oferecer um testemunho estético do seu local e tempo, o escritor apresenta uma perspectiva íntima sobre a representação real de Pernambuco. Um deus que não passeia sobre as águas critica os velhos modos de pensar, enquanto, ao mesmo tempo, convida os leitores a questionarem sobre quem somos, para onde vamos e por que fazemos o que fazemos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à obesidade ganha ainda mais importância no contexto da pandemia
Resumo da semana: explosão de casos de Covid-19 e desdém do presidente
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 05/03
Na pior fase da pandemia, cidades fazem panelaço contra Bolsonaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco