Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MÚSICA

Percussionista pernambucano João Paulo Rosa realiza show virtual

Publicado em: 12/02/2021 13:51

 (Foto: Divulgação

)
Foto: Divulgação

O músico, compositor e percussionista João Paulo Rosa, natural de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, se apresenta, neste sábado (13), a partir das 20h, o projeto solo intitulado 'João Paulo Rosa e o Eito', composto por várias músicas autorais, que vão das letras e ritmos românticos ao político social. O evento marca a estreia do novo projeto solo do artista, que reúne dez músicas autorais. A iniciativa conta com o patrocínio da Lei Aldir Blanc Pernambuco, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado.

O 'Eito', que dá nome ao novo trabalho artístico de João Paulo, é inspirado na cultura e vivência do povo da Mata Norte, como os cortadores de cana e agricultores da lavoura, que vivem na limpeza ou roçado de uma plantação de macaxeira, bata doce, milho, utilizando enxadas, foices. "Montei este show ao longo de 2020, durante o período da pandemia da Covid-19. E como resultado deste processo de isolamento, usei toda a minha criatividade para compor cerca de 10 músicas, que estão presentes neste novo trabalho", conta o artista.

João Paulo Rosa, considerado um artista autodidata, sem nunca ter cursado uma escola ou faculdade de música, traz em sua biografia inúmeros trabalhos ligados à música independente. "Sou músico mesmo há uns 26 anos. E, ao longo dessa caminhada, já compus bastante músicas. Nem sei ao certo o número", diz o artista. Em 2001, fundou os Ticuqueiros, banda de rock, que têm seu trabalho voltado à cultura pernambucana, como maracatu, frevo, ciranda, cavalo marinho, entre outros.

"Foram 20 anos dedicados de corpo e alma a este grupo. Inclusive, fiz a composição de algumas músicas, junto com os amigos, que resultaram em dois CD 's. O primeiro deles foi o 'Dos Canaviais da Zona da Mata', produzido em 2006, e que reúne 15 faixas. O trabalho foi tão incrível porque me abriu portas, e me levou para festivais pela Europa, como o Festival Internacional da Nova Arte Brasileira, em Barcelona; e o Projeto Conexõs, em Porto e Lisboa", relata o artista.

Outro grande sucesso, que também tem a participação do artista é o CD Foto do Mundo, segundo disco dos Ticuqueiros, lançado em 2013, com 12 faixas. Segundo o artista, o novo projeto solo 'João Paulo Rosa e o Eito' vem com DNA próprio. “Busquei trazer dentro deste projeto musical, a poesia do maracatu rural, do coco, da ciranda e do brega. Destaco que o foco vai além do ritmo, mas, sim, no jeito de compor e cantar. Quando tem ritmo é porque a música pede. E aí, nasce a melodia, obviamente, a gente deixa fluir", ressalta.

Ao todo, o ‘Eito’ traz cerca de 10 músicas autorais. O show, disponibilizado na internet, foi gravado na Moita do Engenho Gambá, Zona Rural de Tracunhaém, na Zona da Mata Norte, obedecendo a todas as regras sanitárias contra o risco de contaminação da Covid-19, com distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. O grupo ‘João Paulo Rosa e o Eito’ é formado por João Paulo Rosa (Bateria e voz); Luciano Leite (contrabaixo), Adeildo Porfírio (guitarra) e Tarcísio Silva (Trompete).

SERVIÇO
Show virtual - João Paulo Rosa e o Eito

Quando: neste sábado (13), às 20 h
Onde: Canal do Youtube (encurtador.com.br/sCGOQ)
Classificação: Livre
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/03
Secretários estaduais de Saúde pedem mais rigor nas medidas de restrição contra Covid-19
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 02/03
Com 93% de taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco decreta mais restrições
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco