Rain26° / 28° C

CULTURA POPULAR

Iniciativa oferece ciclo gratuito de inclusão digital para mestres mamulengueiros

Publicado em: 03/02/2021 14:15

O projeto conta com roda de conversa e curso formativo (Foto: Sandro Barros/Divulgação)
O projeto conta com roda de conversa e curso formativo (Foto: Sandro Barros/Divulgação)

O ofício dos mestres mamulengueiros de Pernambuco, fortemente afetado pelo contexto de pandemia e a adaptação para o universo virtual inspirou a criação de um ciclo de formação para inclusão digital dos mestres. A iniciativa oferecerá a roda de conversa online Caminhos para a inclusão digital do brincante, neste sábado (6), e o curso Conectando Brincantes, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, com facilitação da fotógrafa e designer Jennyfhem Mendonça. A formação é gratuita e inclui certificado. Para participar, basta participar do grupo do WhatsApp (link abaixo).

O ciclo é resultado da pesquisa Mamulengo em tecnovívio, do teatrólogo Alex Apolonio, sobre a arte dos mestres mamulengueiros em tempos de pandemia, refletindo sobre as diversas consequências de uma quarentena inesperada e os desafios das plataformas digitais online, até então distanciadas da realidade destes artistas.

"A ideia desta formação veio quando me deparei com as respostas dos brincantes a um questionário dentro de minhas pesquisas onde uma parcela significativa declarou ter dificuldades com o uso das mídias sociais e que dependiam de alguém mais jovem para usar essas ferramentas. Enquanto pesquisador, me inquieta estar diante de um problema, um grupo de referência com dificuldades como esta e não saber o que fazer", explica Alex Apolonio.

A atividade formativa visa solucionar dúvidas sobre o uso cotidiano das mídias, como gerar engajamento e vender seu trabalho na internet. "Eles já são muito bons no que fazem e não são menores porque não têm acesso à rede. Na verdade, a internet é que pode ficar maior se estas loas, rimas, improvisos, estiverem disponíveis para mais gente. A internet ganha um brilho a mais porque soma com outras partes preciosas”, diz o pesquisador.

O trabalho está sendo desenvolvido através do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem gerado três produtos: um podcast sobre o tema exibido no programa Cultura em Rede Sesc Pernambuco, a pesquisa de mestrado e esta formação digital.

SERVIÇO
Roda de conversa online Caminhos para a inclusão digital do brincante
Quando: neste sábado (6), às 15h
Acesso ao grupo de WhatsApp onde será partilhado link da sala virtual: https://chat.whatsapp.com/HS2bBgbvzc7JxgNHLA108u

Formação Conectando Brincantes
Quando: de segunda à sexta, 8 a 12 de fevereiro, das 15h às 17h
Acesso ao grupo de WhatsApp onde será partilhado link da sala virtual: https://chat.whatsapp.com/HS2bBgbvzc7JxgNHLA108u
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias