Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MÚSICA

Dia do Frevo abre circuito cultural carnavalesco da Cepe

Publicado em: 08/02/2021 16:41

O evento contará com show do Spok Quinteto, bate-papo com maestros, oficinas e atividades carnavalescas (Fotos: Divulgação)
O evento contará com show do Spok Quinteto, bate-papo com maestros, oficinas e atividades carnavalescas (Fotos: Divulgação)


Diante da impossibilidade de realização dos festejos de momo, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) abre a edição de Carnaval do Circuito Cepe de Cultura-2021 nesta terça-feira (9), Dia do Frevo, com uma programação cultural alternativa. O evento segue até a quinta-feira (11) e contará com show do Spok Quinteto, bate-papo com maestros, roda de conversa com carnavalescas, exibição de filme, atração infantil e oficina de adereços e fantasias. A programação é gratuita e será transmitida no site oficial do Circuito Cultural a partir das 10h. O evento é promovido pela Cepe e tem curadoria da Fundação Gilberto Freyre.

A oficina de fantasia e adereços, ministrada pela Família Pernambuco, abre a agenda de atividades do Circuito. "Vamos ensinar como se faz modelos mais conhecidos e mais típicos, com materiais fáceis de serem encontrados ou que a pessoa tenha em casa”, diz Maria Carmen Queiroz, uma das integrantes do grupo que tem mais de 25 anos de experiência em cultura popular. "A máscara que vamos produzir, no primeiro dia das atividades, faz alusão ao chapéu dos Caretas [protagonistas do Carnaval de Triunfo, no Sertão] e a partir dessa sugestão é possível inventar outras peças", completa Carmen. O grupo segue com oficinas de estandarte na quarta-feira e de dança na quinta, sempre às 10h.

Em seguida, é a vez da sessão Cineminha, com a exibição do documentário Sete corações, dirigido pela cineasta pernambucana Déa Ferraz. E às 15h, o bate-papo Maestros, arranjos e orquestrações recebe Maestro Duda, Maestro Formiga e Marcos FM, com mediação de Carlos Eduardo Amaral. Para o público infantil, A Bandinha se apresenta às 17h, com músicas do universo do maracatu, coco-de-roda e ciranda.

Às 19h, as carnavalescas Naize Abreu (Eu Quero Mais) e Lourdinha Nóbrega (Orquestra Só Mulheres), a musicista Milla Bigio (Orquestra Livre) e a trompetista Nadja Ribeiro  (Banda Sinfônica do CEMO) falam sobre o frevo, numa roda de conversa com apresentação do músico e pesquisador Climério de Oliveira.

O Maestro Spok encerra a programação desta terça-feira, às 21h, ao som de frevo - de bloco, canção e de rua -, maracatu e caboclinho, acompanhado pelo Spok Quinteto. "É um show para matar a saudade do público, do frevo e do Carnaval. Saudade que está completando um ano e que vai chegar a quase dois anos, porque não teremos Carnaval em 2021", explica Maestro Spok.


De acordo com o músico, o cancelamento do Carnaval, apesar de doloroso, é necessário para evitar aglomerações e diminuir os contágios da Covid-19 em Pernambuco. "Esse momento de pandemia é sério e grave, toda a cadeia que trabalha no Carnaval está passando por muitas dificuldades, porém, a vida é mais importante", afirma o maestro.

Programação desta terça-feira (9):
10h - Oficina Fantasia e adereços, com a Família Pernambuco
12h - Cineminha Sete Corações (Direção Dea Ferraz)
15h – Bate-papo Maestros, arranjos e orquestrações. Com Maestro Duda, Maestro Formiga e Marcos FM. Mediação de Carlos Eduardo Amaral
17h – Atração Infantil A Bandinha
19h - Roda de Ritmos - Frevo Com Naize Abreu (Eu Quero Mais), Lourdinha Nóbrega Orquestra Só Mulheres), Milla Bigio (Orquestra Livre) e Nadja Ribeiro (Banda Sinfônica do CEMO). Mediação de Climério de Oliveira
21h – Show Spok Quinteto

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
PIB brasileiro tem queda expressiva de 4,1%
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/03
Secretários estaduais de Saúde pedem mais rigor nas medidas de restrição contra Covid-19
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 02/03
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco