Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

CINEMA

Cineasta recifense Camilo Cavalcante faz oficina sobre filme de baixo orçamento

Publicado em: 05/02/2021 14:24 | Atualizado em: 05/02/2021 14:52

 (Foto: Camilo Cavalcante/Divulgação)
Foto: Camilo Cavalcante/Divulgação

Com patrocínio da Lei Aldir Blanc, produção da Aurora Cinema (@auroracinemanovo) e apoio do Governo de Pernambuco, o cineasta Camilo Cavalcante realiza, durante os dias 10, 12, 15, 17 e 19 de março, das 19h às 21h, a oficina Filme de Baixo Orçamento. De forma remota, a ideia do diretor dos longas A História da Eternidade (2014) e King Kong em Asunción (2020) é convidar todas as pessoas interessadas por cinema a debaterem e refletirem sobre a realização de obras audiovisuais de baixo custo, além de instigar a produção independente. O evento é gratuito, a idade mínima é 18 anos e as inscrições, que vão até o dia 22 de fevereiro, podem ser feitas clicando aqui. São 30 vagas e a divulgação dos participantes selecionados acontece no dia 1 de março.

Através da análise de filmes e de discussões sobre os tópicos fundamentais dos processos técnicos, artísticos e operacionais que envolvem uma produção cinematográfica, Camilo apresenta diversas perspectivas para a construção de um cinema poético e autoral. Para estimular a criatividade e o senso crítico, além de aguçar o ponto de vista artístico dos participantes, a oficina Filme de Baixo Orçamento aborda desde a concepção de uma ideia até a fase de produção da mesma.

A oficina Filme de Baixo Orçamento traz premiados curtas-metragens pensados e produzidos por Camilo. Filmes como: Cálice (1995), primeira obra do artista; Os dois velhinhos (1997); Rapsódia para um homem comum (2005) entre outras. O longa-metragem A História da Eternidade, que recebeu 28 prêmios entre festivais nacionais e internacionais e cujo roteiro original foi publicado em livro pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), também será exibido, analisado e debatido entre o diretor e os participantes da oficina.

"Vamos apresentar e analisar exemplos práticos e também discutir alguns manifestos e movimentos cinematográficos importantes como o Dogma 95 e o Cinema Novo. Mas, sem dúvida, o foco principal é estimular a criatividade, o senso crítico e o olhar poético dos participantes", diz Camilo. "Filme de baixo orçamento não significa uma obra precária. Representa o enfrentamento das adversidades financeiras com muita criatividade em busca de um cinema pulsante, que respire liberdade e inventividade."

Camilo Cavalcante nasceu em Recife. É mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior (Portugal) e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Também participou da oficina de Roteiro Cinematográfico na Escuela Internacional de Cine y TV de San António de Los Baños (Cuba). É roteirista, diretor e produtor de 14 curtas-metragens com mais de 130 prêmios em mostras e festivais de audiovisual e dos longas-metragens A História da Eternidade (2014) e King Kong em Asunción (2020), ganhador de quatro prêmios no Festival de Gramado, entre eles Melhor Filme (Júri Oficial) e o Prêmio do Público.

SERVIÇO
Oficina Filme de Baixo Orçamento%u2028
Onde: Link do Zoom
Quando: 10, 12, 15, 17 e 19 de março, das 19h às 21h
Quanto: Gratuita
Inscrições: Clique aqui
Informações: oficinacamilocavalcante@gmail.com e @auroracinemanovo
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Com 93% de taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco decreta mais restrições
De 1 a 5: saiba qual é seu perfil profissional e como tirar o máximo proveito dele
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/03
Doença da urina preta: síndrome rara pode levar à UTI
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco