Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MÚSICA

Pernambucano Thera Blue lança single com Gabi da Pele Preta

Publicado em: 06/01/2021 17:19

 (Foto: Frame/Reprodução)
Foto: Frame/Reprodução

O cantor e compositor pernambucano radicado em São Paulo Thera Blue lançou, no último mês, a canção Recados, em parceria com a conterrânea Gabi da Pele Preta. Os artistas saúdam Exu, divindade do Candomblé, em um canto de existência da negritude e das religiões afro-brasileiras. A música também ganhou um videoclipe que pede basta ao preconceito contra a cultura negra.

A faixa foi feita por Thera Blue junto ao parceiro de composição Isaac Maia, de forma despretensiosa e espontânea, durante passagem pelo Recife. Blue, que vive em São Paulo há 35 anos, enxergou nos versos simples dedicados a Exu uma forma de honrar suas raízes e trazer empoderamento ao povo negro. "Sabe quando uma energia quer se soltar, mas está represada? Recados’ estava inquietando dentro de mim", explica o artista.

"A canção é um pedido de respeito e empatia, e, ao mesmo tempo, um instrumento para mostrar a beleza, a fé e a verdade do povo negro", comenta Thera Blue. A faixa foi produzida remotamente durante a quarentena, e reúne elementos próprios da canção brasileira e sonoridades da cultura africana. Uma sutileza poética que convoca a paz e a boa relação entre os povos originários do Brasil.

Thera Blue assina a produção, que conta com guitarra e violão de Pedro Vivant e percussões de Beto Bala – músicos oriundos do Balé Majê Molê, tradicional grupo de dança afro de Peixinhos, Olinda/PE –; contrabaixo e edição pelo cantautor Vertin Moura; participação especial de Gabi da Pele Preta, cantora de Caruaru/PE, terra natal de Blue, com quem divide os vocais; mixagem e masterização por Chris Lemgruber.

Recados prepara Blue para um novo momento de sua carreira. Para 2021, o artista prevê o lançamento de um segundo single, Aquela Canção, que prepara a vinda de seu terceiro disco, Belê. As novidades chegam ao público ainda no primeiro semestre do ano. Celebrando 51 anos de vida, Blue, que já transitou entre rock, MPB e blues, se reinventa mais uma vez – "a minha loucura é o que me salva", diz ele.

Idealizado por Giulia Del Bel e Luciana Barreto, o videoclipe intercala imagens que unem o sagrado e a matéria. Em cenas gravadas no Parque Ibirapuera, o compositor Isaac Maia dá vida ao Exu reinando na mata; a bailarina Taciana Bastos representa os seres encantados da natureza, que dançam e vibram em pura energia. Enquanto isso, sob o elevado da Rua Amaral Gurgel, na Vila Buarque, região central de São Paulo, o ator Ítalo Martins leva um recado a Thera Blue, que o desperta para dançar sob a chuva com Gabi da Pele Preta.

Assista ao clipe:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 25/01
Enem 2020: professores do Colégio Núcleo comentam ao vivo as provas deste domingo
Verão inspira cuidados com a saúde e alimentação
Resumo da semana: enfim, a vacina, posse de Biden e cerco contra os fura-filas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco