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Recifense da Linha do Tiro, Domitila Barros ganha destaque internacional na moda sustentável

Publicado em: 17/12/2020 11:09

Domitila Barros na Linha do Tiro, bairro onde cresceu (Foto: Divulgação)
Domitila Barros na Linha do Tiro, bairro onde cresceu (Foto: Divulgação)


Morro da Conceição, Água Fria e Linha do Tiro são os três bairros que marcaram a infância e a adolescência de Domitila Barros, modelo, atriz e empresária da moda que hoje vive na Alemanha. Em novembro, a recifense passou a encabeçar uma campanha global da Symrise Cosmetics Ingredients, empresa alemã que desenvolve produtos usados por marcas de beleza, inclusive brasileiras, com enfoque em responsabilidade ambiental e sustentabilidade. Apesar desse alcance internacional, foram nas citadas periferias da Zona Norte do Recife que ela começou a desenvolver um ímpeto criativo e pró-ativo.

É nesta mesma área que mães solteiras, capacitadas pela conterrânea, confeccionam biquínis e roupas de crochê que forma o catálogo da She From de Jungle, uma grife com pegada de moda alternativa que marcou presença na Semana de Moda de Berlim e fez a recifense aparecer na lista de mulheres influentes no trabalho de impacto social da revista estadunidense Formidable Woman Magazine. Aos 16 anos, Domitila Barros já realizava trabalhos de leitura e teatro para crianças da Linha do Tiro através da ONG CAMM (Centro de Atendimento à Meninas e Meninos).

"Sempre gostei de coisas ligadas à arte, moda, dança e carnaval. Independente de quão difícil fosse a realidade no Recife, existia uma necessidade de criar um universo lúdico. Nós ensaiávamos apresentações de dança, eu sentia muito prazer", conta Domitila, em entrevista ao Viver. Em 2000, para comemorar o início do milênio, a Unesco iniciou uma procura por jovens que impactassem as suas comunidades com projetos sociais. "Foi aí que descobriram 'a menina da Linha do Tiro'. Eu viajei até a Disney, na Flórida, para da uma palestra. Foi totalmente surreal, do nada. Eu acredito que é difícil acreditar em segundas chances, então vi agarrei essa oportunidade", conta.

Domitila Barros na Linha do Tiro, bairro onde cresceu (Foto: Divulgação)
Domitila Barros na Linha do Tiro, bairro onde cresceu (Foto: Divulgação)

Aos 23 anos, Domitila Barros cursava mestrado em políticas sociais pela Universidade de Berlim quando começou a trabalhar como modelo para complementar a renda, que vinha de uma bolsa de estudos. "Eu acabei aparecendo em uma novela e fui convidada para trabalhar com algumas marcas. Comecei a entender como funcionava os bastidores desse universo. Notei que o trabalho de modelo era bem mais prazeroso para mim, ao mesmo tempo em que nunca quis deixar de lado um trabalho social de base."

A moda e o social se encontram juntamente na grife She From de Jungle, uma grife de moda praia, orgânica e vegana, marcada por estampas coloridas e biojóias. A marca não incentiva a ideia do consumismo constante pregado pelo fast-fashion. "Em uma visita ao Recife, três amigas confeccionaram cerca de 20 biquínis de crochê. Voltei com eles para a Alemanha e uma amiga que trabalha como cantora usou um deles. Depois disso, em 24 horas eu vendi todos”, explica Domitila, sobre o surgimento da marca. "Assim demos início a um processo de criação com várias mulheres da Linha do Tiro, que trabalham em suas próprias casas e conseguem ter uma renda sustentável legal, já que vendemos aqui na Europa”, explica.

Para a modelo e empresária, o impacto da marca está nas "possibilidades". "Hoje vamoas muito de empoderamento da mulher, mas esse empoderamento passa por um acesso financeiro. O empoderamento social tem que ser também econômico, através da criação de possibilidades do universo em que as pessoas já vivem", comenta Barros. "Até hoje, separamos 10% do lucro para a ONG CAMM, que foi onde comecei o trabalho social. É algo local e que também se mantém a longo prazo."

Domitila Barros durante ensaio de campanha de moda (Foto: Divulgação)
Domitila Barros durante ensaio de campanha de moda (Foto: Divulgação)


Além da presença da Linha do Tiro, a She From de Jungle também iniciou um trabalho com um grupo de mulheres de Palmas, em Tocantins, cidade natal do capim dourado, a matéria-prima das biojoias da marca. "Todas as nossas jóias são orgânicas. Para fazer um anel de ouro, por exemplo, é preciso produzir 20 toneladas de lixo tóxico para explodir as minas. Na Ásia, a maior parte da poluição do mar vem por conta da produção do ouro. Nós fazemos jóias que usam matérias-primas que não poluem o meio ambiente."

Domitila Barros credita esses trabalhos a sua presença na campanha da Symrise Cosmetics Ingredients e também na lista da Formidable Woman Magazine, onde apareceu ao lado de personalidades como Lady Michele Mone, oradora número 1 do Reino Unido, Larisa B miller, CEo da Phoenix Global, e a Rainha Zynak da Nigéria."“Eu acredito que faço um trabalho tem longo prazo e essas instituições entendam como sustentabilidade. Durante a entrevista que dei para a revista americana, o repórter me disse que 'as pessoas estão tendo a chance de acordar para o ativismo' na atualidade. Mas não são todas as pessoas que, com 36 anos, já exerciam algum trabalho social há 20 anos”, conclui a pernambucana.

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