LIVRO

Escritor recifense lança livro de entrevistas com nomes da música brasileira contemporânea

Publicado em: 09/12/2020 11:50 | Atualizado em: 09/12/2020 11:53

Participam da revista artistas como Negro Leo, Juçara Marçal e Jonatas Onofre  (Foto: Divulgação/Luan Cardoso/Divulgação/Divulgação)
Participam da revista artistas como Negro Leo, Juçara Marçal e Jonatas Onofre (Foto: Divulgação/Luan Cardoso/Divulgação/Divulgação)
 
A publicação O corpo em escuta: conversas sobre música-e-política, escrito por Carlos Gomes, foi construída a partir da troca de e-mails do jornalista com alguns artistas, como Kiko Dinucci, Saskia, Rodrigo Caçapa, Juçara Marçal, Negro Leo, Aishá Lourenço. No sábado (12), às 20h, o escritor realizará com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da Outros Críticos, debatendo o tema com músicos e o pesquisador Moacir dos Anjos.

O livro é resultado da pesquisa "Devir música e política: cartografias do contemporâneo", orientada pelo pesquisador Moacir dos Anjos. Na ocasião, Carlos Gomes realizará um bate papo com o próprio Moacir dos Anjos e os músicos Kiko Dinucci e Rodrigo Caçapa, dois dos artistas entrevistados para o livro. A publicação sairá apenas em formato digital, será disponibilizado de forma gratuita no outroscriticos.com e no carlosgomes.art.br. O evento terá tradução em Libras.

"O debate que acontecerá no lançamento vai dar continuidade às conversas que foram iniciadas no livro sobre as relações entre música e política", explica Carlos Gomes. Para a produção da publicação, Carlos elencou as mesmas três perguntas para os 11 artistas convidados. "Crítica e criação tão sempre comigo, nas coisas que eu faço, seja ela pesquisa acadêmica, poesia, música ou no trabalho com a Outros Críticos, é como se tudo fosse uma coisa só", explica o autor. As noções de "contemporâneo", "tradição e invenção", "arte e política", "processos de criação", entre outros temas, subsidiaram teoricamente a abordagem das perguntas.

Para a definição dos questionamentos, Carlos Gomes trilhou por oito meses um intenso processo de estudos e discussões sob orientação do pesquisador e curador na área de Artes Visuais, Moacir dos Anjos. "O meu desejo é que pudéssemos criar um campo de escuta entre nós, mesmo à distância, e que as perguntas que eu mandasse para eles pudessem permanecer por um tempo habitando o pensamento desses artistas, e não apenas que nós estabelecem uma relação noticiosa, de pergunta-e-resposta, como comumente acontece entre um entrevistador e um entrevistado", explica Carlos Gomes.

Serviço
Corpo em escuta: conversas sobre música-e-política
Quando: Sábado (12), às 20h
Livro: Na íntegra no site outroscriticos.com e carlosgomes.art.br

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL