Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

Música

Cais do Sertão elabora playlist especial com repertório de Naná Vasconcelos

Publicado em: 18/11/2020 19:25

 (Foto: Filho/Secult-PE)
Foto: Filho/Secult-PE

Em celebração ao mês da Consciência Negra, lembrado nesta sexta-feira (20), o museu Cais do Sertão homenageará o músico Naná Vasconcelos (1944-2016) com uma playlist especial. O time educativo do Cais do Sertão prepara seleção com 20 faixas do artista, que inclui as canções Forró das Meninas, Africadeus, além de parcerias com Itamar Assumpção em Assim Naná ensina, Leonor e Próxima encarnação.

Ao longo de sua carreira, Vasconcelos foi condecorado com prêmios Grammy e eleito oito vezes pela revista de Jazz americana Down Beat como o melhor percussionista do mundo. "Naná é um artista consagrado mundialmente e a nossa seleção especial se volta para o legado musical deixado por ele. Importante celebrar um artista como Naná, que colaborou com músicos do mundo inteiro e ainda elevou os artistas e a música feita em solo pernambucano. Lembrar Nana é reforçar a sua importância para as nações de maracatu e das inesquecíveis aberturas do Carnaval do Recife”, analisa a educadora do Cais e idealizadora da playlist, Thalita Mesquita.

Entre as parcerias destacadas de Naná estão obras com Milton Nascimento, David Byrne (vocalista do Talking Heads e precursor da new wave) e com o violinista francês Jean-Luc Ponty. Além das parcerias musicais, o pernambucano foi diretor artístico do festival Panorama Percussivo Mundial (PercPan), em Salvador, responsável por trazer grandes percussionistas ao País. No Recife, sua cidade natal, abriu o Carnaval do Recife durante 15 anos.

Outros músicos de renome também ganharam playlists temáticas do Spotify do Cais do Sertão. Há repertório de Cristina Amaral, Josildo Sá, Gonzagão, Quinteto Violado e muitos outros.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Moderna espera entregar sua vacina antes do Natal
OMS alerta para situação do Brasil e México na pandemia
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 30/11
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/12
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco